Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PP e o número de Vereadores em Sobral. 17, 19 ou 21.

Estou em fortaleza passando alguns dias com a família, já que na passagem de ano não foi possível face a posse do Vereador João Alberto à frente da Câmara de Sobral, e lendo alguns blogs ví a justa luta dos suplentes para o aumento do número de Vereadores em nossa cidade na próxima legislatura.
Este projeto tentando aumentar para 21 , já foi apresentado por mim ano passado, mas fui derrotado no Plenário.
Este ano a discussão está de novo nas ruas e me parece com um tom mais forte.
Diante desta discussão o PP ( Partido Progressista ), tambem deve se reunir em breve. Tenho dito aos suplentes que me procuram que quem decide o número são os suplentes de meu partido. Eu e o Adauto apenas homologaremos a vontade dos mesmos no Plenário.

17, 19 ou 21

Qual seria o número ideal para Sobral??? 17, 19 ou 21
Todos sabem que financeiramente a Câmara não terá prejuízo. O valor a ser gasto com Vereadores e assessores será o mesmo com qualquer quantidade que venha a ser votado.

Então qual o impasse??

O que deve ser levado em conta na reunião do PP  é que o salário dos Vereadores na próxima Legislatura será 10.000,00 ( valor definido pelo Congresso Nacional ).
Como não pode haver aumento de despesa, o valor gasto com os 12 vereadores e assessores, serão somados e divididos pela quantidade que for aprovada, ou seja , se o valor gasto com 12 Vereadores for 200.000,00, este mesmo valor será dividido por 21, portanto:
Se o número for 17, por exemplo, há a possibilidade de termos alguns assessores.
Se esse  número for 19 , ficam apenas 4 ou 5 assessores
Se forem 21, o número de assessores cai para 2 ou 3 no máximo.
Em qualquer das hipóteses , a Câmara não terá dificuldades para cobrir as despesas. Como já dissemos o valor das despesas com pessoal será o mesmo.
O impasse para o PP é exatamente sobre assessores. Todos sabem e não é segredo para ninguem que os assessores do PP são exatamente os suplentes. É um acordo verbal que é cumprido integralmente por Zezão e Adauto. Cada um nomeia 03 suplentes em seu gabinete como assessor, equivalente á  R$ 3.000,00 , cada Vereador.
Caso o número aprovado seja 17 ou 19, este acordo com os suplentes continua normalmente para a próxima legislatura. Se o número for 21, não terá como ter mais este acordo , pois praticamente não teremos assessores. 

Vantagens e desvantagens para os suplentes do PP
Com o aumento do número de vagas é claro que aumentam as chances de um suplente do PP conseguir a eleição. No entanto , ressalte-se que se com 17 o PP elegeria 4 vereadores , com 21 a quantidade seria a mesma , face o quociente eleitoral.  No entano diminuem ou inexistem vagas de assessores.
Para os titulares atuais , Zezão e Adauto, não será problema votar 17, 19 ou 21. Quem vai decidir a quantidade serão os próprios suplentes analisando os prós e os contras.

A reunião deverá ser no final deste mês, num local a ser combinado.

Um comentário:

  1. Quem ajuda a eleger o Vereador, tem que ter uma gratificação pelo serviço prestado. Nem que seja de 500 mil reis ele terá direito. ( O PPS vai de 21)Apesar de não ter nenhum suplente.Vamos dar força aos políticos.

    ResponderExcluir