Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

segunda-feira, 21 de março de 2011

REFORMA POLÍTICA: EM DEBATE O VOTO MAJORITÁRIO OU PROPORCIONAL

População entende que os mais votados devem ser eleitos, diz Jucá em defesa do 'distritão'.

O distritão é o modelo em que os Vereadores mais votados serão os eleitos. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) defende o "distritão" como sistema eleitoral a ser adotado no país, argumentando que a sociedade brasileira não consegue aceitar as regras atuais, que levam à eleição de um candidato com poucos votos, em detrimento de outros, mais votados.

Para ele, os partidos serão fortalecidos com o fim das coligações e cada agremiação terá de disputar o pleito "com os nomes que tiver", sem a necessidade de atingir o coeficiente eleitoral.


Para o Senador Antonio Carlos Valadares ( PSB SE ), A proposta de eleição majoritária ( distritão ) tendo o estado como circunscrição eleitoral, para o caso de deputados, ou o município, para o caso de vereadores, é uma volta à época do Império.

Valadares considera que o "distritão" será um retrocesso por retomar um sistema eleitoral vigente quando não havia uma organização partidária legítima. Para o senador, se adotado, o "distritão" promoverá o enfraquecimento dos partidos e das propostas das legendas para o desenvolvimento do país 



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) se diz temeroso de que o voto majoritário para deputados federais e estaduais, tendo o estado como circunscrição eleitoral e os municípios para os Vereadores- conhecido como "distritão" -, favoreça os candidatos que têm mais dinheiro e as celebridades do momento.

A maioria dos senadores do PMDB considera o "distritão" a solução mais viável para o país neste momento. A avaliação é do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que representa o partido na Comissão de Reforma Política. Na opinião do parlamentar, mesmo aqueles que não advogam em favor da proposta já se mostram dispostos a apoiá-la.

Minha opinião. Não acredito que os partidos saiam enfraquecidos com o modelo de se eleger o mais votado. O que pode acontecer é os partidos não convocarem mais candidatos chamados " buchas ". Todos sabemos da dificuldade enfrentada por um candidato que tem muitos votos para ingressar num partido. Os integrantes tem medo de filiá-lo. Com a nova proposta os partidos abrirão as portas para qualquer candidato, de preferencia os que tem muitos votos .
Acho que esta proposta será aprovada, para o bem da democracia.

Um comentário:

  1. Esta proposta seria aceitável se o voto não mais se tornasse OBRIGATÓRIO. Ai sim eu queria ver voto caro.

    ResponderExcluir