Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

segunda-feira, 28 de março de 2011

POR QUE MÉDICOS RECUSAM CONTRATOS NO INTERIOR DO ESTADO.

Que a saúde é um problema sério e quase sem controle , isso todo mundo já sabe, mas....

Analisemos o que leva um profissional a recusar contratos que as vezes podem chegar a R$ 10.000,00.

Simples:

Os médicos , embora novatos não querem ficar sozinhos em uma cidade e simplesmente autorizar as ambulâncias levarem para outros centros. Segundo o estudante  de medicina Wagner Gurgel,  "É até melhor ficar na capital e ter um nível menor de estresse na sua profissão do que ficar no interior lutando contra um sistema todo que está defeituoso",
Os próprios estudantes apontam o que seriam as desvantagens de trabalhar fora dos grandes centros urbanos. "Até hemograma, às vezes, falta em hospital, e começa a questão da ‘ambulâncioterapia’: sempre encaminhando, os médicos só encaminhando e as ambulâncias para cima e para baixo", lamenta a estudante de medicina Amora Chaves.

O atrativo para que jovens médicos mudem de ideia são os salários oferecidos. Basta ver os anúncios no Conselho Regional de Medicina do Ceará: ofertas de emprego que chegam de outros estados do Nordeste e até do Centro Oeste. Uma das ofertas é da cidade de Irauçuba, a apenas 150 quilômetros de Fortaleza. A secretária de Saúde, Isabel Braga, já espera há um mês por um candidato a ganhar R$ 10 mil. "A gente tem que ter um salário bom, senão, a gente não consegue segurar", explica Isabel Braga.

SOBRAL

Nossa cidade, penso, também vai na contra mão. Ao contrário de pequenas cidades que não dispôem de exames, laboratórios e outros ítens necessários, nós temos tudo isso, mas... ficamos mesmo atrás da concorrência por canta dos baixos salários oferecidos e exigência de Carga horária máxima. Para se ter uma idéia, pagamos menos do que irauçuba, Massapê, Mucambo.

Antigamente se diziam que os grandes engoliam os pequenos. Pela lógica, Sobral deveria oferecer bem mais pelo trabalho do profissional da saúde. Mas isso não acontece e embora tenhamos aqui uma Faculdade de Medicina, na verdade estamos investindo para formar profissionais para os outros.

Penso que está mais do que na hora de revermos essa situação. Está na hora do Dr. Carlos Hiltom sentar com o Prefeito Veveu e conversar sobre o problema que todo mundo sabe , mas ninguém quer se manifestar; NÓS PAGAMOS MUITO POUCO AOS MÉDICOS E ENFERMEIROS.  E essa é a principal causa da falta desses profissionais aqui no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário