Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

segunda-feira, 21 de março de 2011

6 milhões de eleitores serão convocados para o recasdatramento em urnas biométricas.

Na tarde da última sexta-feira (18), durante coletiva de imprensa realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), em Recife, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que até o final de sua gestão à frente da Corte, em abril de 2012, espera que 10 milhões de eleitores sejam recadastrados para identificação no sistema biométrico na hora de votar.


Durante a coletiva, o presidente do TSE destacou as vantagens da tecnologia, utilizada com sucesso nas Eleições 2010 em 60 municípios de 23 estados do país, alcançando mais de 1,1 milhão de eleitores.  “As filas diminuem tremendamente porque não há necessidade de identificação do eleitor por meio de uma cédula de identidade: simplesmente ele apõe a sua digital na máquina e é imediatamente identificado. Não há possibilidade de fraudes e nem de equívocos”, frisou.

 Nas Eleições 2010, 187 observadores de 45 países acompanharam de perto as votações. “O sistema [de votação biométrica] é muito seguro e está despertando a curiosidade de outros países. Fizemos uma eleição presidencial sem nenhum incidente. Uma hora e quatro minutos depois de encerrada a última urna tínhamos 92,5% das urnas apuradas. É um recorde mundial e vários países avançados do mundo estão nos procurando para saber mais sobre a nossa tecnologia”, destacou.

A segunda etapa do recadastramento, para as eleições municipais de 2012, começará com a convocação de 6.127.452 eleitores dos estados de Alagoas e Sergipe, de seis cidades de Pernambuco (Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência), das capitais Curitiba-PR e Goiânia-GO e dos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva.

O presidente do TSE ainda revelou a expectativa da Justiça Eleitoral para conclusão do recadastramento eleitoral para biometria: “Nós temos a previsão de que no ano de 2018 teremos no Brasil cerca de 150 milhões de eleitores. Então nas eleições de 2018 nós pretendemos ter todos os eleitores brasileiros cadastrados do ponto de vista biométrico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário