Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

sábado, 26 de fevereiro de 2011

QUER MUDAR DE PARTIDO. VEM AÍ A JANELA DA INFIDELIDADE.

O Brasil tem de tudo. Sempre aparece uma brecha para alguém burlar a legislaçao. Nisso brasileiro é craque.
A legislação proíbe a saída de titulares do Partido, sob pena de perda de mandato, no entanto isso é possível se houver criação de um novo partido ou fusaõ com outro partido, alem de perseguições etc.

Gilberto Kassab, Prefeito de São Paulo , está armando uma super estratégia. Primeiro ele cria um novo partido, podendo então deixar o DEM e ir para este partido sem problemas. Em seguida funde este partido com o PSB, podendo os que se filkiarem a este novo partido saírem para qualquer outra sigla sem problemas. Meu amigo, vai chover de gente neste novo partido. Se duvidar até gente de Sobral.

Mas......... Será que essa estratégia é Legal.

A estratégia do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), de criar um novo partido e posteriormente incorporá-lo ao PSB dificilmente será derrubada na Justiça, mesmo que seja feita apenas para driblar as regras contra a infidelidade partidária, afirmam especialistas ouvidos pela Folha de São Paulo.
O caminho formal desenhado por Kassab para mudar de partido sem perder o mandato --já batizado da "janela da infidelidade"-- também poderá ser aproveitado por políticos que queiram ir para legendas diferentes da do prefeito.

A lei eleitoral obriga políticos que desejam trocar de legenda a apresentar uma "justa causa" para a mudança. Caso contrário, prevê a perda do mandato, por entender que ele pertence ao partido.

Tanto a criação de um novo partido quanto a sua incorporação por um outro são motivações previstas na lei.
A manobra jurídica, que pode alterar o cenário político do país, deve ser questionada na Justiça porque se sabe que o novo partido só será criado para burlar a regra da fidelidade partidária.

Porém, segundo os especialistas, é difícil comprovar nos tribunais que este novo partido será criado apenas como um trampolim, e não por uma questão ideológica.

"Do ponto de vista jurídico não há impedimento a esta manobra política. É estritamente legal", diz o ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Torquato Jardim.

Para Jardim, "é preciso separar o discurso jurídico, que é técnico, da retórica política". "Dizer que vão impugnar, que é uma manobra, que vão fazer e acontecer, isso é retórica de quem está com medo de ficar de fora", afirma o ex-ministro.
CONTESTAÇÃO

Carlos Velloso, ex-presidente do TSE, também afirma que a estratégia arquitetada por Kassab tem poucas chances de ser barrada nos tribunais.

Segundo Velloso, "sem dúvida nenhuma ocorrerão impugnações [contestações], pois a política é apaixonante. Mas no final ele [Kassab] não terá problemas jurídicos".

BASEADO EM MATÉRIA DO SITE CEARÁ AGORA

Um comentário:

  1. Os políticos de Sobral, notadamente os filiados do PSB lógico que irão seguir os ditames dos seus superiores, pois como sabemos os dirigentes maior são os que efetuam as negociações maiores. Nada de anormal.

    ResponderExcluir