Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

sábado, 15 de outubro de 2011

HOSPITAL DE SOBRAL PODE SER MAIS UM ELEFANTE BRANCO.

                     Clique para Ampliar

Os equipamentos que o Governo do Estado pretende entregar para a área da saúde, até o fim do atual mandato, em 2014, correm o risco de virarem verdadeiros elefantes brancos por falta de verba para a manutenção. São os hospitais regionais de Juazeiro do Norte, já em funcionamento, os de Sobral e Quixeramobim, um outro em Fortaleza e as Policlínicas e Centros odontológicos. De acordo com o líder do PT-PSB na Assembleia Legislativa, deputado Welington Landim (PSB), esses novos equipamentos terão um custo anual de R$ 900 milhões só de manutenção.

Landim garante que o Executivo estadual não tem como arcar com essa despesa. Na sua avaliação a regulamentação da Emenda Constitucional 29, poderia resolver o problema, mas ela apenas fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente na área pela União, por estados e municípios e não assegura de onde sairá os recursos e nem quando eles serão disponibilizados. A matéria que foi aprovada pela Câmara dos Deputados, aguarda agora a decisão do Senado.

"Como vão ficar todos esses equipamentos prontos sem a fonte de financiamento?", questionou. Até o final da atual administração o Governo pretende entregar cinco hospitais regionais, 18 policlínicas, 32 Unidades de Pronto-atendimento (UPAs) e 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Para Landim é uma situação embaraçosa o Governo construir os equipamentos e não ter condição de mantê-los. Porém, de acordo com o parlamentar não é apenas o Ceará que vive esse dilema, ele aponta que o País precisa, anualmente, de R$ 46 bilhões para garantir saúde de qualidade aos brasileiros. Landim destaca que 88% da população no Brasil depende do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele citou casos de vexames passados por pessoas que procuram o SUS, principalmente no caso de urgência cirúrgica e não são atendidas. E como não podem pagar pelos serviços médicos particulares amargam maiores sofrimentos.

O deputado defende que o Congresso Nacional encontre um caminho, mostrando uma fonte de financiamento que ajude nas despesas para com a saúde, ou através da criação de um novo imposto ou encontrando outra saída. Vários deputados cearenses, em outras oportunidades, já se manifestaram contrários a criação de um novo imposto.

Um comentário:

  1. O Governo criou a CIDA do combustivel foi para a saúde, porem como todo administrador(truculento) criou a conta única e as águas do rio foram para o mar. Gastando com a corrupção e outros adjetivos.No final 'NÃO VIU NADA E NÃO SABE DE NADA" EXPLICADO Deputado que quer se fazer de desentendido.HA BRAZIL.

    ResponderExcluir