Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

TERMOS JURÍDICOS EM LINGUAGEM CEARENSE

O crédito desta postagem vai para o Aluno Áthila Bezerra. Muito interessante os termos jurídicos que na verdade usamos no dia a dia aqui no Ceará. Vejamos:

1. PRINCÍPIO DA INICIATIVA DAS PARTES – Faz a sua que eu faço a minha.

2. PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE – Só tem tu, vai tu mesmo (parte da doutrina e da jurisprudência entende como sendo "quem não tem cão caça como gato")

3. SUCUMBÊNCIA- a casa caiu; O tambor girou pro seu lado...

4. LEGÍTIMA DEFESA – tomou, levou!

5. LEGÍTIMA DEFESA DE TERCEIRO – deu no mano, leva na oreia!

6. LEGÍTIMA DEFESA PUTATIVA – foi mal.

7. OPOSIÇÃO- sai batido que o barato é meu.

8. NOMEAÇÃO À AUTORIA – vou cagoetar todo mundo.

9. CHAMAMENTO AO PROCESSO – o maluco ali também deve.

10. ASSISTÊNCIA- então brother, é nóis.

11. DIREITO DE APELAR EM LIBERDADE – fui! (parte da doutrina entende como "só se for agora")

12. PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO – agora é eu.

13. REVELIA, PRECLUSÃO, PEREMPÇÃO, PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA – "camarão que dorme na praia a onda leva"

14. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS – "cada um com seus problemas".

15. CO-AUTORIA, E LITISCONSÓRCIO PASSIVO – "passarinho que acompanha morcego dá de cara com muro"

16. RECONVENÇÃO – tá louco, mermão ?! A culpa é sua!

17. COMORIÊNCIA- "um pipoco pra dois" ou "dois coelhos com uma paulada só".

18. PREPARO – Então, deixa uma merrequinha aí!

19. DESERÇÃO - Deixa quieto...

20. RECURSO ADESIVO – Vou no vácuo.

21. SIGILO PROFISSIONAL – Na miúda; Só entre a gente.

22. ESTELIONATO – "malandro é malandro, e mané é mané" ♪

23. FALSO TESTEMUNHO – X9

24. REINCIDÊNCIA- Êêê mermão, de novo?

25. INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE – Toma que o filho é teu!

26. EXECUÇÃO DE ALIMENTOS – "quem não chora não mama".

27. RES NULLIUS –"Achado não é roubado"

28. DE CUJUS – "Presunto"

29. DESPEJO COERCITIVO – Sai vazado...

30. USUCAPIÃO- "Tá dominado, tá tudo dominado" ♫

31. PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES - "Ado ado ado cada um no seu quadrado'"

6 comentários:

  1. Meu filhão Athila Bezerra é mesmo um estudante maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo post e os créditos meu caro, é sempre bom poder usar nossa criatividade e deixar a linguagem jurídica mas objetiva, podendo muitas pessoas entenderem o que nós, futuros Advogados fazemos durante as audiências.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado Mãe pela força, carinho e apoio que dedica pra mim.

    Beijos :)

    ResponderExcluir