Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

domingo, 9 de outubro de 2011

ATUAL SITUAÇÃO DOS PARTIDOS EM SOBRAL COM O FIM DO PRAZO DE FILIAÇÕES

Emfim chegou o dia 8 de outubro. Agora não dá mais para trocar de partido e querer se candidatar a algum cargo nas eleições de 2012.
 
Neste sabado no beco, os comentários eram para saber quem ganhou ou quem perdeu mais filiados nestes últimos dias.
 
O PSB, partido até então majoritário, não recebeu muitos adeptos. ninguem quer se arricar a enfrentar os Vereadores da Elite sobralense. Dizem que apenas o Raniere do Sindicato dos Calçadistas e a Alessandra , enfermeira que iria para o PT e foi "convidada" a ir para o PSB. Perdeu alguns nomes que não são mais candidatos como João Alberto e Zé Vital, além de Ivan Frota e Pignóia. Adaldécio também é dúvida. Quem conversou com ele recentemente diz que ele filiou aliados no PSD. Não tem mais ãnimo para se candidatar.
 
O PV, partido que deverá disputar as eleições majoritárias, perdeu praticamente todos seus filiados de outrora, tendo que partir para novas adesões e a princípio de deu bem. Conseguiu adesões de descontentes com o paço municipal e muitas novas filiações. Dos partidos de oposição, que disputaram a eleição majoritária nos últimos 15 anos foi o que mais se preparou para uma eleição legislativa e deve eleger 3 ou 4 Vereadores.
 
O PP, que ao longo do mandato foi tido como o partido mais organizado, perdeu muito nesta semana. O fator 21 foi fundamental para esta perda. Com 17 daria para se manter o acordo com suplentes. Como os suplentes exigiram que os vereadores do PP apoiassem a tese de 21 vagas para a próxima legislatura, o PP ficou sem poder articular com acordos pois não se sabe o que cada vereador vai dispor. Como as secretarias do PP não agregam nenhum suplente , estes preferiram migrar para o PV. Cerca de 10 Pre candidatos do PP aderiram a campanha verde. O curioso é que os suplentes que exigiram que Zezão e Adauto votassem 21, caíram fora, por não existir mais acordo. O PP que tinha cerca de 37 pre candidatos , caiu para 27, mas manteve os mais fortes ( Zezão, Adauto, Rogério, Chico Jóia e Dr. Estevão ) e continua com um bom número.
 
O PSD, partido novo, certamentre foi o que mais ganhou. recebeu os desfiliados do PV e do PMDB. Vai forte para o próximo ano.
 
O PRB, com cerca de 16 pre candidatos, mantem conversação com o PP para uma coligação. Em se confirmando será uma coligação forte com 3 Vereadores eleitos e poderá eleger 5 ou 6 vereadores.
 
O PT melhorou muito o seu quadro em relação as ultimas eleições. Se correr só pode eleger 3 ou 4 se beneficiando com os votos de legenda do Prefeito. Se coligar pode sair prejuducado e correr o risco de eleger só 1 ou 2 .
 
O PRTB, partido que incendiou a política de Sobral com a filiação da Dra Imaculada, vai tentar eleger um representante para o Legislativo. Está bem organizado.
 
O PMDB, ao que se comenta foi o que mais perdeu e não ganhou ninguem. Deverá procurar uma coligação sob pena de naufragar.
 
A família Prado corre por fora. Tem 3 partidos nas Mãos. Marco Prado é o presidente do PSDB. Zé Ricardo do DEM e Zé Inácio do PR. Para o Legislativo só ouvi falar na chegada do Sapateiro Lopes que teria deixado o PPS. Diz que é candidato a prefeito, mas, desta vez a sua idéia de se coligar com os Ferreira Gomes nas últimas eleições, está lhe custando caro. o pessoal oposicionista está apostando no verdinho.
 
Outro partido de oposição, o PPS, estava indo bem , mas na última semana perdeu nomes interessantes para o PV e PR. Segundo seu presidente, que se sentiu apunhalado, as conversações com a oposição se encerraram temporariamente. Tudo pode acontecer agora.
 
Os demais partidos de Sobral tambem procuraram de arregimentar, mas como disse no inicio, trago aqui alguns comentários ouvidos hoje no beco do cotovelo. pode ser que tenhamos mais novidades , mas no momento o quadro é este.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário