Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FALTA DÁGUA EM SOBRAL. Solução: Adutora ou estação de tratamento.


Já tem algum tempo que alguns bairros de Sobral reclamam da falta dágua. Na Câmara o assunto tem sido rotineiro. Até audiência pública já teve. Mas.........qual seria a solução?
Sempre que abordamos esse assunto, achamos que a solução seria a ampliação da adutora para aumentar a captação de água.
Até ontem eu tinha esse pensamento, mas ao conversar com um funcionário do SAAE, penso em mudar de opinião: Segundo esse funcionário que prefiro deixar no anonimato, o problema da falta dágua é um misto de GESTÃO com falta de informação verdadeira. O problema dágua não é capacitação e sim tratamento.
1.  A estação de tratamento não suporta mais a quantidade de ligações existentes .
2. Quando a estação recebe a água bruta , demanda um certo tempo para o devido tratamento.
3. Para se evitar um problema maior , as vezes a água está sendo liberada para consumo fora dos padrões necessários.
4. Não adianta adutora para ampliar a captação , pois existem bombas desativadas que se forem ligadas não há onde colocar a água para o devido tratamento , pois a solução da falta dágua em Sobral é a construção de mais estações de tratamento.
5. Tem pedido de ligação nova feito há mais um mês  e não é atendida a solicitação. Não há hidrômetros no SAAE.
6.Está havendo problemas também com a empresa terceirizada, o que prejudica a ampliação da rede na cidade e nos distritos.

Na verdade as informações recebidas por mim fazem sentido. Se você tem um copo de 300ml, e só pode beber um copo por dia , de que adianta comprar um refrigerante de 600ml. Seria necessário ter 2 copos de 300 ml.  Não sei quais são os planos da diretoria do SAAE, mas fico pensando como o Prefeito Veveu pensa em trazer empresas para Sobral se não teremos água para oferecer.
Ainda há tempo de se resolver esse impasse antes de um colapso em nossa cidade, mas o tempo passa rápido e é preciso soluções e não discursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário