Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

domingo, 18 de setembro de 2011

SOBRAL 40°. Sobralense foge para a serra.

Desde criança ouço falar em aquecimento global,  meio ambiente e outros papos que a princípio são chatos e entediantes. O tempo passa e aí sim a gente percebe a importãncia de se ter uma árvore plantada defronte sua casa. A gente começa a saber o que é ecologia etc etc.
Esta semana ,  os termômetros de nossa cidade superaram 42°. Isso mesmo, superaram quarenta e dois graus.
Qual a solução?? Esta estória de fiscalização, Semace, Ibama, AMMA, as vezes parece que so existem no papel ou para apreenderem avoantes, carvão e multarem quem cria um galo campina.
Para ver o descaso, basta ir até as proximidades do COQUEIROS, que do lado esquerdo se vê um desmatamento extraordinário que não poupou nem um serrote alí existente. Tudo desmatado , tudo destruído sob os olhares coniventes das autoridades.
Diante de tal gravidade e calor insuportável, o sobralense começa a fugir para a serra. A princípio, eram só sítios de veraneios na Meruoca, mas agora já se percebe  a existência de famíias que trabalham em Sobral e moram em sítios na Meruoca.
Mas devido aos altos custos de uma propriedade na Meruoca, que ficou supervalorizada, tem gente correndo para outra serra. "JORDÃO" . Situado a pouco mais de 20 minutos de Sobral, o distrito de Jordão tem um clima agradabilíssimo. Muitos sobralenses já tem residência ou nesse primeiro momento, um local de lazer nos finais de semana.
A culinária do distrito com comidas orientais , comidas típicas, galinha caipira,  já atraem muita gente nos finais de semana
Outro local que começa a ser descoberto é o distrito de Baracho, situado cerca de 150 metros de altitude acima do Jordão.  Ainda de forma bem moderada algumas famílias vão adiquirindo pequenos pedaços de terra no Baracho e algumas construções já são vistas.
Acho até que esta procura por sítios em Jordão e Baracho ainda estão moderadas devido as políticas públicas que são bastante tímidas.
A falta dágua é constante em Jordão e Baracho. No Baracho, sequer área de lazer como quadra de esportes possui. A praça da Igreja é bastante antiga e feia e o acesso a BR222 só de jumento ou carro tracionado.
Penso que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano , bem como a Secretaria de Turismo poderiam realizar projetos para resolver alguns problemas antigos e que ao meu ver fáceis de resolver . Só falta boa vontade política.
Jordão e Baracho pertencem a Sobral e poderiam ser mais explorados pelos Sobralenses e  pelos turistas.

Um comentário:

  1. Amigo Zezão, parabéns pelo seu comentário corretíssimo e abalisado. Verdadeiramente já estamos no espeto, torrando e vendo Sobral perder sua vegetação e os nossos políticos a sensibilidade.

    SILVEIRA ROCHA

    ResponderExcluir