Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Um pouco do bumba meu boi do maranhão‏

Baixe FESTA JUN...jpg (1888,0 KB)        Baixe FESTA JUN...jpg (1536,0 KB)
Do Maranhão recebo fotos da exibição do Boi de Nina Rodrigues, sotaque de orquestra, em festa junina na sede (ainda mal iluminada) da Amatra 16, último sábado.

Seria interessante convencer o Veveu a trazer um grupo de boi de orquestra para dançar em Sobral. Valeria a pena e, decerto, contribuiria para inspirar alguns sobralenses do ramo a criar o seu grupo de boi, dando um novo visual e dinâmica ao nosso reizado. A propósito, a temida 'Donana', figura apalhaçada, de bunda saliente, que assustava os moleques de nossa infância, não passa da igualmente famosa Dona Ana Jansen, figura folclórica de São Luís e que dá nome à lagoa central da cidade. Donana Jansen, pois.

Em São Luis são vários arraiais espalhados pela cidade. Uns patrocinados pelo Governo do Estado.Outros pela Prefeitura. E é grupo de boi de uns para os outros desde às 19 horas até a madrugada, de 13.06 até julho.

Além dos bois de Nina Rodrigues, de Axixá e de Morros, famosos pelo sotaque de orquestra e beleza das fantasias, das coreografias e dos brincantes, outros grupos, bem diferentes, têm a preferência de muitos maranhenses e turistas. São os  famosos bois com sotaque de matraca, dos quais são destaque o Boi de Maracanã ( Maracanã é um bairro de São Luís, de onde partiu o Arlindo Maracanã que jogou no Ceará) e o Boi da Maioba.

Além desses sotaques, outros existem como os de zabumba, costa de mão. O Cacuriá, dança sensual, que não tem boi no meio, nem por isso deixa de ter os seus fãs incondicionais.

Contudo, sanfona, triângulo e forró é o que menos se vê por lá neste mês. Preservação da cultura local. Para os cearenses que residem por lá bem que preferiam se tivesse um forrozinho entre um boi e outro.

Segundo quem já conhece,um arraial junino em São Luís é algo que deve ser visto pelo menos uma vez na vida. Sem falar que tem muita comida boa e cerveja gelada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário