Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Campos de Futebol Amador é Tema de Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco.

 Na sessão de ontem da Câmara Municipal não contive meus ânimos e desabafei contra a atitude das autoridades competentes que não tomam providências, e ainda por cima ajudam a acabar com os campos de futebol amador da Cidade de Sobral.
A vítima atualmente é o campo de futebol da Vila União. Uma área de lazer que fazia a alegria dos jovens e adultos numa área bastante populosa de Sobral. ´No espaço onde havia o campo, está sendo construída uma praça da juventude. A praça deve ser equipada com muitos equipamentos para o lazer, mas nada justifica a escolha do local. Tomei conhecimento que numa reunião com a comunidade a Secretaria de Esportes se comprometeu a construir outro campo em outro local. Vou torcer que seja verdade , pois essa estória eu já conheço.

A verdade é que não existe em sobral política pública para se desenvolver o esporte amador como um todo. Não há planejamento. Simplesmente ocorrem campeonatos, torneios e outras competições que podem ser feitos perfeitamente até pela iniciativa privada.

Quem fizer uma pesquisa no vizinho Estado de Pernambuco, verá que a estória é outra. Na UFPE, existe até o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Futebol .
Pois é. E uma aluna defendeu uma tese de doutorado pesquisando o Futebol amador e a comparação nesta tese foi uma competição amadora realizada em Recife ( Pe ) e uma realizada em Aracatiaçu ( Sobral ). O fato comparativo da tese da aluna Rosângela Duarte Pimenta ( Natural de Aracatiaçu )mostra uma competição realizada pela Prefeitura do Recife e em Aracatiaçu a II Copa Integração realizada pelo Vereador Zezão.
Quem gosta de esportes deve ler esta tese. É uma maravilha. É a sociologia explicando o porque da necessidade de haver essas competições amadoras que vão além de simples campeonatos, mas um congraçamento entre os jogadores.

Para mim ter sido citado nesta tese, onde inclusive no trabalho escrito tem fotos dos campos de futebol amador da região e dos troféus que entreguei, certamente é motivo de alegria, Embora a estudante faça uma ligação com clientelismo político. Vejam o que ela disse em um trecho.

A relação com um vereador municipal expressa melhor o clientelismo ainda presente nas relações entre cidadãos e poderes públicos. Segundo Márcio, Zezão - vereador de Sobral -é o representante do legislativo que “apóia” o esporte amador em Aracatiaçu, contribuindo financeiramente com a Copa Integração. O discurso de Márcio revela como ocorre essa relação:


Eu tenho uma ligação política com o vereador, votei nele sem nenhum beneficio, que eu sempre admirei os trabalhos dele. Chegou um ponto que ele disse: “Rapaz, eu vou ajudar a tua competição” Aí eu: “Pronto. Vai me ajudar”. “Vai me ajudar?”, “Vou”, “Então, beleza. Vou votar em ti”. Ai pronto criou-se esse vínculo. Tudo que eu vou fazer, às vezes, eu nem comunico a ele, de repente ele ouve falar. Liga pra mim: “Mas rapaz. Ta precisando de que? Um troféu? Medalha? Uma bola? Vem pegar tal dia”. Eu vou. Que num outro dia eu fiz um torneio de Damas, ele nem sabia. Ai mandou a premiação pra mim, sem eu nem pedir (Márcio Melo, organizador da Copa Integração). ( trecho extráido da pag. 107 da tese de doutorado )

Quem quizer ler a tese completa entre no google e coloque a frase DESVENDANDO O JOGO. FUTEBOL AMADOR E PELADA.

Um comentário:

  1. Vereador Zezão o que Vossa Excelência tem contra o Vereador Ermenegildo? É concorrência de votos?
    A sociedade quer saber.

    ResponderExcluir