As obras civis do Metrô de Fortaleza (Metrofor), iniciadas há mais de 10 anos e com sucessivos atrasos, consumiram até o momento mais de R$ 1,7 bilhão. O recurso é proveniente dos cofres federal e estadual. A intervenção, aberta no fim dos anos 1990, tem previsão de término para o fim deste ano, segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos.
O investimento total para a construção do Metrofor, hoje em R$ 1,705 bilhão, já ultrapassa o triplo do valor orçado para as obras de reforma e ampliação do estádio Castelão - avaliadas em mais de R$ 500 milhões. A atual obra inclui somente a chamada Linha Sul, entre Pacatuba e o Centro de Fortaleza. São 24,1 quilômetros de extensão. O Governo do Estado, por sua vez, está licitando as obras do ramal Parangaba/Mucuripe.
O Metrofor anunciou à imprensa novas informações sobre a obra nesta quinta-feira (17), mas não estimou os custos finais da obra.
Ajustes finais somente em 2013
De acordo com o Metrofor, o primeiros testes com os equipamentos serão feitos somente no próximo ano. Até o fim de 2012 devem ter início os testes com passageiros e a operação comercial. Somente em 2013 serão feitos os ajustes finais.
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos diz já ter concluído 95% das obras civis da Linha Sul. Além de 24,1 km de extensão em via dupla, há 18 km em superfície, 3,9 km em subterrâneo e 2,2 km em elevado.
Trens estão em testes
Os dois primeiros trens italianos que vão operar na Linha Sul já estão no Ceará. Os equipamentos foram testados no primeiro semestre deste ano, com interrupção em agosto para que fossem feitas correções detectadas na primeira fase de testes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário