Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Antibiótico só com receita médica. Mas, onde achamos médicos.Vejam só o que passei.

Está em vigor desde o dia 28 deste mês, a RDC 44/ 2010. Editada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e publicada no último dia 28, a resolução dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição médica, isoladas ou em associação.
Os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do país só poderão ser entregues aos consumidores mediante receita de controle especial em duas vias (a primeira retida pela farmácia ou drogaria; a segunda devolvida ao paciente, com carimbo para comprovar o atendimento).
Os profissionais prescritores, devidamente habilitados em seus respectivos conselhos regionais, devem atentar para a necessidade de entregar, de forma legível e sem rasuras, duas vias do receituário aos pacientes.
Para quem está lendo esta postagem parece estar tudo bem, dentro da maior normalidade possível. ENGANO SEU.
Nós moramos num País onde a saúde é precária e a falta de profissionais da área totalmente escasso. Aqui em Sobral me parece que formamos cerca de 100 médicos por ano e apenas 10 ficam em Sobral.
Mas, você deve estar se perguntando. E o que isso tem a ver com a receita para antibióticos??
Respondo com um exemplo sentido na própria pele.
Nesses últimos 03 dias estive em Natal , onde meu filho foi prestar vestibular na UFRN. Desde que chegamos ele se queixava de um pouco de dor na garganta. Ontem , por volta de 16.00hs ligue para nosso amigo otorrino, Dr Cícero , que conversou com meu filho e me perguntou se eu tinha em casa um remédio chamado NOVAMOX. Respondi que estava em Natal e marcamos uma consulta para esta quarta feira.
Como a dor continuava a incomodar, por volta da 21.00 hs, resolvi ir numa farmácia próxima para tentar comprar tal medicamento. O vendedor , ao pegar o remédio, perguntou pela receita e por mais que eu explicasse a situação não pude adquirir aquilo que severia para sanar a dor de meu filho.
Agora eu pergunto?? No meu caso, meu filho teve como suportar a dor, embora tenha passado uma noite terrível.
Mas como seria a situação de um morador de um distrito de Sobral, que tivesse uma crise de garganta e eventualmente com febre.
A família certamente sabe qual medicamento utilizar , mas, cadê a receita,??
Ora, se achar um médico á noite em Sobral já é difícil, imagine em um distrito.
O bom do Brasil é que todos podemos dar opinião. Temos a tal liberdade de imprensa.
Então lá vai. Essa idéia foi péssima. Nosso País, Estado ou Município não têm estrutura para aplicar esta norma.
Em breve teremos venda clandestina destes remédios, vendas de receitas falsas, o que é muito comum no Brasil.
As filas do SUS vão aumentar , e muito. E o pior. só para ter uma receita.
Consulta por Plano de Saúde ? Particular? Bom, quem pode ter um plano ou pagar vai ter como se safar, mas e os pobres? Será que podem passar 15 dias com dor e febre esperando uma consulta?
Que Deus tenha piedade de nosso povo.
É apenas a minha opinião.

Um comentário:

  1. Calma ZÉ que a Policlínica já já sai.Peça ao seu filho que aguente mais um pouquinho.

    ResponderExcluir