Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Penitenciária de Sobral e seus problemas



Passada a euforia da conquista do Guarany, voltemos aos problemas diários de nossa cidade.

E falemos de segurança pública com um misto de dignidade da pessoa humana e ressocialização.

A Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS), localizada na CE-178, no trecho que liga Sobral a Groaíra, foi inaugurada em 22 de Março de 2002, com 15 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 500 detentos em 60 celas individuais e 72 celas para seis pessoas.

A administração inicial foi terceirizada e segundo informação contava com um bom número de agentes penitenciários. Era possívsel os presos trabalharem, e fazerem outra atividade necessárias aá sobrevivência humana.

Tomamos conhecimento que por uma intervenção do MP, o contrato de terceirização foi cancelado e a gestão passou a ser do próprio Estado. Traçando um paralelo a situação piorou , e muito. O Estado não colocou nem metade dos agentes que haviam. Consequência disso é que alguns trabalhos tiveram que ser cancelado por falta de seguarança. Também por falta de agentes as visitas de universitários foram restringidas e os presos tiveram restritas suas horas de lazer.

Não sei quem poderia ser apontado como o vilão desta situação em que se encontra a PIRS. Se o MP que querendo mostrar serviço acabou prestando um desserviço à população ou se do governo do Estado que não manteve a quantidade e a qualidade dos serviços essenciais à manutenção do presídio.

PERGUNTA. SE É VERDADE ESSA SITUAÇÃO QUE ME CONTARAM, QUE TAL ESSE MESMO MP ( MINISTÉRIO PÚBLICO ) ENTRAR COM UMA AÇÃO CONTRA O ESTADO PARA QUE O SERVIÇO SEJA PRESTADO DE FORMA ADEQUADA.

2 comentários:

  1. Prezado Acadêmico. A Secretaria de Justiça não tem condições de manter o serviço que a terceirizada prestava porque o contingente só pode ser aumentado com Concurso Público e o Estado tem outras Secretarias para desenvolver o Estado. A coisa é muito complexa. O nosso Governador tem muita boa vontade porém aumentar a folha de pessoal é bastante dificultoso.MP não pode intervir no Governo.Você é um menino novo, tem muito que aprender.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Dr. Roberto,
    Agradeço suas intervenções em nossas postagens.
    No entanto entendo que se o MP proibiu se gastar com empresa terceirizada, a Sec. de Justiça poderia gastar essa grana com um concueso para agentes prisionais, você não acha??
    Quanto ao MP poder intervir no estado, é claro que pode sim, tanto é que interviu para o Estado cancelar o contrato com a terceirizada e há bem pouco tempo deu prazo para construção de uma nova cadeia pública em sobral.

    ResponderExcluir