Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

domingo, 8 de maio de 2011

VEREADOR PAGA TAXAS DE ELEITORES QUE NÃO VOTARAM E É PRESO.

O vereador de Piquet Carneiro, Antonio Leandro Medeiros, conhecido por “Xandoca”, de 64 anos, está preso por cometer crime eleitoral. Conforme boletim da 2ª Cia. do 1º BPM, com sede em Quixadá, ele foi flagrado por policiais militares quando efetuava o pagamento de taxas da Justiça Eleitoral de três eleitores na cidade de Senador Pompeu, na região Centro do Ceará.

O vereador foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil e autuado por infração ao artigo 299 da Lei Eleitoral. O crime eleitoral ocorreu na última segunda-feira (03/05/11). Ele ainda continua preso na Delegacia de Polícia de Senador Pompeu.

Opinião do Macário Batista:

Dará prisão perpétua?

Não entendi. Quer dizer que o vereador foi preso porque pagou alguma coisa à Justiça Eleitoral para tres eleitores de Senador Pompeu?
 E se o homem estiver fazendo um favor a amigos?
 E se o homem estiver ajudando tres pessoas, que não votariam nele pra vereador em Quixadá?
E se o vereador estava ajudando a Justiça Eleitoral a receber débitos de eleitores?
Não entendi patavina!!!
 
Minha opinião
 
Que isso acontece em todos os Municípios, todo mundo sabe. Mas também todos sabemos que já está mais do que na hora de se conscientizar  a população que estes tipos de procedimentos adotados por Vereadores, Deputados etc de " ajudar " as pessoas não é permitido. 
Achei desproporcional a prisão. Creio se tratar de abuso.   A lei diz o seguinte:
 
Art. 299. Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita:
Pena - reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.

No entanto deveria ser levado em conta que não estamos em ano eleitoral. A situação em quetão realmente é proibida, mas convenhamos, que todos os dias em todas as Câmaras Municipais tem
gente pedindo algum tipo de ajuda aos Vereadores , seja para pagar multa, merendar, comprar remédio. etc. 
Sei não, mas.... uma multa eleitoral custa R$ 3,50. Será que o eleitor estava vendendo o voto por 3,50 para o próximo ano ou estava mesmo era liso ??

Um comentário:

  1. Vossas excelências são sabedores que se troca voto até por um cigarro.Este vereador não estava fazendo isto de graça. e o Artigo 299 não estipula valor.

    ResponderExcluir