Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CEARÁ PERDE AOS 44 MINUTOS PENALTY DA ENERGIA SOLAR

Está no Ceará o maior índice de insolação do País.

Na geografia cearense, o domicílio do sol localiza-se na região dos Inhamuns, onde a MPX de Eike Batista instalou e conectou ao Sistema Elétrico Nacional a primeira usina de geração solar do País, que já produz 1 MW de energia elétrica, que serão 5 MW dentro de dois anos e 50 MW em quatro ou cinco anos.

Aproveitando a ajuda do astro rei, o Governo do Ceará inovou e, por iniciativa do governador Cid Gomes, tornou-se o primeiro Estado brasileiro a dispor de uma legislação de incentivo à energia solar.

Um gol de placa.

Mas, aos 44 minutos do segundo tempo, o Ceará perdeu o pênalti que consolidaria sua vitória.
O Governo cearense deixou escapar a oportunidade de tornar-se o primeiro a leiloar o uso da energia solar.
Mesmo tendo criado, aprovado e colocado à disposição do mercado a legislação mais moderna do país, incluindo um inédito Fundo de Incentivo ao Uso da Energia Solar (Fies), nascido há um ano, o Palácio da Abolição decidiu pisar no freio.

Este blog apurou que tudo parou porque a Adece – à qual cabe tomar essas providências – espera o aval do governador Cid Gomes para fazer a chamada pública da oferta de energia solar -como prevê o Fies.

Enquanto isso, o Governo Federal elabora a sua Lei de Incentivo à Energia Solar e está lançando um leilão para comprar 1 MW de energia solar para a Ilha de Fernando de Noronha.

Postado por Egídio Serpa

Um comentário:

  1. A safadeza do Governo Federal para com os Nordestinos vem de longas eras. Não é surpresa estas proezas.AH BRAZIL.

    ResponderExcluir