Com a instalação da Comissão da Reforma Política, na manhã desta terça-feira (22), o Senado põe em curso um processo que poderá resultar em mudanças nas regras para o funcionamento das instituições políticas do país e para as eleições futuras. Prioridade anunciada pelo presidente do Senado, José Sarney, já na abertura dos trabalhos legislativos deste ano, o objetivo da reforma política é o de dar maior legitimidade aos parlamentares eleitos.
Na cerimônia de instalação da comissão, também foi destacada a importância da reforma para tornar mais claras as regras que norteiam as eleições, reduzindo a chamada "judicialização da política", que consiste nas batalhas judiciais entre candidatos, que interpõem seguidos recursos aos tribunais eleitorais e superiores para impugnar candidaturas.
Indicado por Sarney para presidir a comissão, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) considerou a reforma política "um processo difícil", que discutirá "temas estratégicos do sistema político brasileiro". Ao assumir o desafio, ele disse que buscará cumprir o prazo de 45 dias estipulado pelo presidente do Senado para que a comissão apresente um anteprojeto a ser discutido pelo conjunto de senadores.
- Todos nós da comissão vamos fazer um grande esforço para concluir os trabalhos da reforma política até o dia oito de abril - ressaltou Dornelles.
Sarney elogiou a capacidade de Dornelles de "saber comandar com seu jeito de ajustar opiniões e conflitos e de saber escolher bem seus assessores". O presidente do Senado anunciou o nome dos demais integrantes da comissão e se disse confiante no trabalho que será feito pelo grupo
O coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, deputado federal José Guimarães (PT), acredita que se todos os partidos concentrarem atenções no tema, a reforma política que começa a ser debatida no Congresso, a partir de hoje, poderá ser votada logo. O foco da discussão é o fim do coeficiente eleitoral que acabaria com a figura do "puxador de votos".
O mundo esta mudando, acredito que o nosso Brasil terá forçadamente de se atualizar e acompanhar o desenvolvimento político do globo terrestre. Vamos rezar ao Nosso Deus para iluminar esta Comissão.
ResponderExcluir