Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

MOSCA BRANCA ASSUSTA PRODUTORES DE BARACHO

“Lêndea ou mofo”. É assim que agricultores de Baracho estão chamando os sinais que a mosca branca tem deixado em cajueiros do local.Em algumas plantas, quase todas as folhas estão comprometidas

Estão vendo esta folha acima... Ela é verde, mas com o ataque das moscas brancas que mais parecem lendeas, ficam desta cor.
No distrito de Baracho e em várias localidades da serra do rosário, esta peste está preocupando os moradores locais.
Pesquisei no google á respeito e também me preocupei.

No Blog Mercado.com / Tribuna do Norte , encontrei a seguinte matéria:
" De acordo com informações colhidas no site da Embrapa, a mosca branca tem apenas um milímetro de comprimento, mas seu ritmo de expansão é de sete quilômetros por dia, atacando lavouras de frutas, hortaliças, algodão, feijão e soja, num total de mais de 700 tipos diferentes de plantas. O homem é o principal disseminador da praga, ao transportar plantas infectadas de uma região a outra."

Na Bahia , a mosca branca é considerada uma praga e o Ministério da Agricultura lançou um disque denúncia na região. veja o alerta :
"Atenção, agricultor: Ao suspeitar do ataque da mosca branca, procure a Casa da Agricultura ou o escritório mais próximo do DDA ou EBDA. Utilize o Disque Denúncia 0800-710304 ou os telefones do DDA: (071)237-0012/0152. "


"As moscas brancas põem seus ovos no verso das folhas e estes se transformam em larvas, semelhantes a diminutas lêndeas brancas, que podem ser notadas claramente. Além de sugar a seiva da planta, as larvas segregam um líquido adocicado que se cristaliza, encorajando o aparecimento de fungos. Estes podem levar ao apodrecimento do exemplar."

Ultimamente a produção de Caju na serra vem sendo prejudicada e o problema atribuído a chuva ou outros fatores climáticos.

Alerto as autoridades que fazem a secretaria de agricultura no  Município de Sobral e no Estado do Ceará para o problema que pode se alastrar para demais agricultores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário