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terça-feira, 6 de novembro de 2012

TAM X GOL. A ENGANAÇÃO NO PROGRAMA DE MILHAGENS

Deu no Blog do Dr Rogério Greco,

Quando a GOL começou a operar, seu maior marketing era o preço das passagens. Diziam que praticariam os menores preços do mercado e, portanto, valeria a pena “não pagar pelo preço do lanche”, que as outra Cias embutiam no valor das passagens. Com o tempo, criou-se uma antipatia com o serviço de bordo da GOL, que se resumia, à época, a uma barrinha de cereal, além das bebidas tradicionais. O preço das passagens, ao final das contas, passou a ser o de mercado, mantendo-se, contudo, o serviço de bordo que era ridicularizado por todos.

A TAM destacava-se pelo serviço de bordo, embora os valores de suas passagens fossem quase sempre superiores às demais. Sua vantagem era o programa de milhagens, que as outras concorrentes ainda não haviam criado. Todos queria viajar pela TAM para obter milhas e, no futuro, viajar “gratuitamente”.

O tempo passou e a TAM, que se destacava em muitos aspectos, foi caindo vertiginosamente. Seu serviço de bordo ficou pior do que a da concorrente GOL. Seu programa de milhagens, virou uma enganação. Só para que se tenha uma ideia, para se voar para os EUA, por exemplo, dificilmente o consumidor encontrará uma quantidade inferior a 100.000 milhas.

A GOL,inicialmente desprezada, começou a superar a TAM, pelo menos no que diz respeito a honestidade no seu plano smiles. Criou voos, com valores razoáveis de milhas, para o exterior, especificamente para atender seus consumidores fiéis.

A TAM, ao que parece, infelizmente, está em um processo decadencial. Na última semana, viajei para os EUA, em um voo da TAM. O avião era o mais velho possível. As televisões ficavam no corredor da aeronave. Quem estava assentado nas fileiras próximas às janelas, tinha uma visão parcial. O serviço de bordo era muito ruim. Para se trocar de categoria, usando as milhagens, era preciso que o consumidor tivesse comprado as passagens pelo maior valor e ainda teria que desembolsar mais 40.000 milhas, ou seja, a TAM está iludindo seus consumidores.

Infelizmente, as agências responsáveis, mesmo sabendo de todos esses detalhes, não fazem nada (pelo menos que seja do conhecimento público), para resolver esses problemas.

Acho que chegou a hora de boicotarmos essas empresas, a exemplo da TAM, que oferecem um “faz de conta” de programa de milhagem.

Enfim, é só um desabafo…




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