Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

E O VENTO LEVOU......

Passado o susto da chuva com ventos em Sobral, estamos contabilizando os prejuízos.
Muito se fala no estrago na  Vila Olímpica , mas também tivemos problemas na coberta da quadra do Junco, que sequer foi inaugurada e na quadra da Vila União , onde segundo fontes as colunas de " concreto" se partiram.
Ainda não sei quais providências foram determinadas pelo Prefeito Veveu, mas penso que deveríamos ter um laudo do CREA nessas obras para verificarmos se as construtoras cumpriram o que determina o projeto ou se realmente foi um furacão que passou por Sobral.
A princípio temos informação de 10mm de chuva com ventos de 50km\h. Será que estes ventos seriam mesmo capazes de abalar estas estruturas se as mesmas estivessem dentro dos padrões técnicos.??
Bom... só um laudo técnico poderia responder.

Um comentário:

  1. Zezão,
    Caso as estruturas sejam de concreto, estas interferências naturais não deveriam causar maiores danos. Já as metálicas e demais estruturas em condições normais, para nossa região, não há frequência do que chamamos de fenômenos da natureza como este caso. São isolados. Podemos fazer paliativos como: inclinação, posicionamento e altura do equipamento, mas não reforçar de forma desnecessária estruturas que não passarão por situações como estas, que convenhamos é impar! Onera bastante, porém a qualidade do material da empresa contratada tem que ser de excelente qualidade e o Brasil ainda tem que melhorar bastante neste item, para poder competir com o produto internacional, principalmente com o da China!
    Tiago Leopoldo
    Acadêmico de Engenharia Civil e Ambiental-UVA
    http://sobralabacial.blogspot.com/

    ResponderExcluir