Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A GINÁSTICA SEGUNDO ANTONIO FÉLIX IBIAPINA.

                              

Dando uma olhada na Net, encontrei no Blog do Laprovite uma curiosidade sobre meu Avô Antonio Félix Ibiapina, que leva o mesmo nome de Meu Pai e que aproveitei para homenageá-lo dando seu nome ao meu filho caçula.
Vejam a reprodução do BLOG.
- Alô, Zezinho Ponte, e o Antonio Félix?
- Polivalente, era assim que se podia definir o Senhor Antonio Félix Ibiapina. Nascido em Sobral no ano de 1887, na praça Samuel Ponte, vizinho ao meu avô Samuel, ele era de temperamento forte, corajoso e destemido.
 De cedo descobriu que tinha múltiplos talentos. Desenvolveu por natureza a arte de concertar ossos. Era um exímio encanador de ossos. Consertava braço ou perna sem ter nunca frequentado uma universidade. E durante sua vida nunca se ouviu falar de barbeiragem na sua arte da “ortopedia”. Barbeiragem mesmo, só nas horas vagas na sua barbearia no Centro da cidade, em frente à Casa Samuel. Foi também por muito tempo juiz de corrida de cavalo.
 Consertar clavícula era seu forte, o método porém era sui generis: usava um armador como apoio para pendurar o braço e aproveitando do mosaico liso, bastava uma leve rasteira e era tiro e queda, o problema estava resolvido. Sua fama ultrapassou fronteiras, ao ponto de uma equipe de ortopedistas pernambucanos virem até Sobral pesquisar sua arte.

Um fato hilário marcou sua passagem nos anos 30 na diretoria do Palace Club: a diretoria reunida tomava uma decisão inédita para a época.
 Preocupados com a obesidade das senhoras associadas ao Palace Club, resolveram trazer para Sobral um ginasta para mantê-las em forma. A votação corria tranquila a favor do personal trainer, até que chegou a vez de seu Antonio Félix votar.
Como o voto era aberto, Antonio Félix votou contra e todos sem entender pediram uma explicação. Ao que retrucou Antonio Félix: “Isto é frescura, querem saber mesmo? Ginástica pra mulher é bica muita!”.

(Foto: Arquivo Zezinho Ponte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário