Os senadores da Comissão Especial da Reforma Política aprovaram, no início da noite desta terça-feira (29), a adoção do sistema eleitoral chamado de sistema proporcional com lista fechada. A decisão havia ficado pendente desde a última reunião do colegiado, quando, por meio de votos individuais, cada senador escolheu o sistema de sua preferência. Assim, ficaram três modelos para serem votados na reunião desta terça: o proporcional com lista fechada, o distrital misto com lista fechada e o "distritão".
Depois de nova votação, a escolha ficou restrita aos dois mais votados: "distritão" e proporcional com lista fechada. Depois de outra votação, o sistema proporcional ficou então com 9 votos e o "distritão" com 7. Quatro senadores se abstiveram.
O sistema escolhido integrará o anteprojeto que o colegiado vai consolidar ao final de seus trabalhos. Esse anteprojeto será submetido à apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e depois será submetido ao Plenário do Senado.
SISTEMA ELEITORAL
No sistema proporcional com lista fechada, o eleitor vota no partido, que já terá definido (em convenção partidária na maioria dos casos) uma lista de candidatos pré-ordenada. Com isso, o eleitor que vota em determinado partido expressa seu apoio a essa lista, mas não pode alterá-la nem demonstrar qual é o candidato de sua preferência.
COMO É ISSO ?? Muito Simples.
Hoje o eleitor vota em um candidato, mas na verdade ele vota no partido. Quando voce vota no número 40 111 na verdade voce está votando no PSB que é o 40. O restante do número no caso 111 seria o número do Vereador no caso de Sobral foi o João Alberto. Esse é o voto proporcional em lista aberta.
Quando se soma os votos dados ao nº 40, sabemos quantos vereadores serão eleitos. E os Vereadores são conhecidos pelos votos que tiraram, ou seja se um partido elegeu 4 , serão eleitos os 4 mais votados.
Na lista fechada , quando um partido elegeu 4 , o partido é quem diz quem serão os 4 e não o povo em votação. Só que a relação ou lista dos candidatos é feita antes das eleições.
Esse novo sistema benefiica o Vereador Zé Vytal, que certamente deverá novamente colocar seu nome. Como foi o mais votado, ele seria o 1º da lista do PSB e não teria problemas quanto a sua eleição. Se ele lançar um irmão , por exemplo, ele não saberia em qual lugar da lista ele entraria.
Enfim , esse novo sistema , só beneficia quem está no poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário