Ontem o pleno do TSE votou a resolução das eleições 2012 que trata dos gastos de campanha.
Tudo ia bem até que se falou sobre a lei eleitoral 9504 no tocante a certidão de quitação eleitoral. Por 4 votos a 3 o pleno do TSE decidiu que quem teve as contas desaprovadas em 2010 não poderia ser candidato em 2012.
Na verdade ainda não se sabe se quem teve as contas desaprovadas em 2008 poderá ser candidato. Pelo Ministro Marco Aurélio , 2008 também incluiria , mas uma questão de ordem relevante levantada pelo Ministro Marcelo Robeiro deixou a reunião paralisada por uns 5 minutos. Marcelo Ribeiro destacou que quem teve as contas desaprovadas em 2008 foram liberados para se candidatar em 2010. Como poderiam ser impedidos agora??
O Presidente se levantou de sua cadeira e conversou com um grupo de Ministros, num local onde os microfones não captaram o que disseram.
No retorno, ficou definido que a rejeição de contas relativas às eleições de 2010 deixa o político não quite, e que as outras situações serão analisadas caso a caso.
Com essa decisão, muitos políticos ficarão com a situação indefinida, ou seja, sem saber na verdade se poderão ou não concorrer as eleições em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário