O Vereador Jr. Balreira ao usar a Tribuna da Câmara nesta terça feira levou á conhecimento dos parlamentares que uma senhora de 45 anos de nome Franscisca, faleceu na localidade de Macapá, Distrito de Bilheira, por falta de transporte para trazê-la para hemodiálise.
A notícia chocou a todos os Vereadores.
No final do ano passado, a Secretaria de saúde não renovou os contratos dos transportes da saúde dos Distritos e convocou um novo processo licitatório , só que não incluiu carros fretados para distritos.
Nosso blog publicou no início do ano que a licitação fora só para a Sede de Sobral e os preços finais para a contratação totalmente insustentáveis. Houve contrrato de R$ 1.500,00 com combustível e motorista por conta do contratado. Eu dizia á época que eles não iriam cumprir os contratos. E parece que isso está acontecendo.
Certamente temos que concordar com o momento de transição do atual Prefeito, que está economizando todos os centavos. Mas assisti uma palestra da Ministra Carmem lúcia sobre antecipação de tutela na saúde e ela dizia que quando recebia ações desta natureza , tacava a caneta e concedia a segurança pois quando alguem está morrendo afogado não dá tempo ensinar a nadar. Tem que salvar logo.
Assim deve ser a saúde. Não dá tempo. Hoje recebi a visita de uma senhora que espera uma bota ortopédica desde janeiro. A informação da Sec de Saúde é que faltam assinaturas em documentos na licitação para que se possa adquirir as referidas botas e outros equipamentos licitados.
Com saúde não de brinca. Não se pode mais considerar que uma pessoa com saúde é uma pessoa sem gripe ou sem doença.
Saúde tem que ser vista no sentido amplo.
Ter saúde é ter prevenção. É ter higiene. é combater não só a dengue , mas todo os males que possam a vir a nos prejudicar.
Desculpem essa intensa postagem, mas é que a notícia da Bilheira deixou na todos sem argumentos perante o desabafo de Jr. Balreira.
Vivo dizendo que quando o ministério público e a policia federal chegar. neste dia vai deixar de faltar, ambulância, expaladrapo , luvas e oxigênio na santa casa, também vai deixar de falta médicos nos PSFs, vai deixar de faltar medicação no CAPS, vai deixar de faltar concurso e vai passar a faltar algemas.
ResponderExcluirDigo mais está senhora não morreu, ela foi assassinada, por uma política de saúde pública inoperante, que trata os seus funcionários como indigentes e colocam a vida da comunidade em risco, caso a falimia queira buscar o dolo, ela encontrará.
Agora ouvir decursos demagógicos e enflamados na tribuna da casa do povo, não dar mais, em quanto estão descutindo está a saude entregue a um instituto que explora a mão de obrar e não deixa os seus profissionis se qualificar, que tem a santa casa com os salários atrazados, o pessoal do SAMU que ganha R$ 500,00; Só um fato, aqui debaixo do nossos nariz o posto de saude do junco hoje a tarde não tinha nem médico nem enfermeiro atendendo, agora você imagina nos distritos. ACORDA, CORDA, UM DIA QUEBRAR.