Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Comissão aprova Título de Cidadania para Simone Lucena.

A Comissão de Justiça da Câmara de Sobral, esteve reunida na manhã desta sexta feira. Na pauta alguns projetos importantes como a criação da Lei da Ficha limpa Municipal, que teve parecer favorável e a crição do Fundo Municipal de Habitação, arquivado por já existir lei semelhante.
O Veto do prefeito Veveu ao projeto do vereador Rodolfo,que cria a banda de música mirim também foi apreciado.
Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Vereador José Crisóstomo ( Zezão ) , que concede o título de cidadania sobralense a empresária e professora Simone Lucena Rocha, esposa do amigo Márcio Rocha da EXECUTE.
As matérias seguem para o plenário na próxima segunda feira.

Patrícia sabóia acusa Eliane de ser arrogante na AL


O comentário da deputada Eliane Novais (PSB) sobre a confusão entre professores e policiais, ontem, na Assembleia Legislativa, devido à votação da mensagem que tratou dos vencimentos para os profissionais de nível médio, gerou represálias de outros parlamentares. A deputada criticou a prisão de quatro professores, questionando quem deveriam estar presos naquele momento, se os professores ou os envolvidos no escândalo dos kits sanitários.

A deputada Patrícia Saboya (PDT) se insurgiu contra o pronunciamento de Eliane Novais. Para a pedetista, as palavras de Eliane tiveram o objetivo de "azedar o diálogo" entre a Assembleia e os professores, destacando que a parlamentar não foi a nenhuma reunião promovida entre a Casa e a categoria.

Patrícia alega que a colega parlamentar age com "arrogância, de maneira intransigente, grosseira e estúpida", além de faltar com solidariedade para com a Assembleia. "Vem pregar aqui a greve tratando da história dos banheiros, quando em nenhum momento falou do rombo que o irmão (Sérgio Novais) deixou no partido. Tem resposta para tudo. Está na hora de aprender o que é democracia e respeito à instituição e à luta decente dos professores".

O deputado Osmar Baquit (PSDB) concordou com a postura da Casa frente às manifestações dos professores, entendendo que, se não houvesse policiamento, o tumulto teria sido maior. Ele ressaltou que os professores não foram impedidos de entrar na Assembleia, pontuando não terem sido colocados cadeados para impedir a entrada dos grevistas, uma referência ao cadeado posto na porta da sede do PSB no dia em que filiados se reuniram para destituir a Executiva Municipal.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Definidos os confrontos das semifinais da Copa Fares Lopes

A Copa Fares Lopes chega na sua reta final e já está com os quatro melhores clubes selecionados. Na noite desta quinta-feira (29) ocorreu a rodada decisiva, fechando os confrontos das semifinais.

Pelo Grupo D, o Horizonte venceu o Guarani de Juazeiro, por 3 a 1, e ficou com o primeiro lugar. Os gols do Galo foram marcados por Stênio, ainda no primeiro tempo, André Cassaco e João Paulo, ambos na parte final da partida. Juranílson descontou para o Leão do Mercado, sacramentando o resultado final da partida.

Já no Grupo E, Maranguape e Icasa empataram sem gols. Assim, o Gavião da Serra ficou na segunda posição do grupo, que terminou com o Guarany de Sobral como líder. O Verdão ficou fora da disputa.

Situação final

Com os resultados da noite as semifinais da competição ficaram definidas com Horizonte x Maranguape de um lado e Guarany de Sobral x Guarani de Juazeiro do outro. Os duelos estão marcados para os dias 2 e 5 de outubro. Vale lembrar que o vencedor da Copa Fares Lopes fica com uma das vagas para representar o Estado do Ceará na Copa do Brasil de 2012.

JUSTIÇA DETERMINA QUE PRESIDENTE DO SÃO PAULO DEIXE A EQUIPE.

 A oposição do São Paulo ganhou mais uma batalha na tentativa de cassar o terceiro mandato do presidente Juvenal Juvêncio. A decisão divulgada no dia 27 (terça-feira) pelo desembargador Theodureto Camargo, do Tribunal de Justiça, determinou que por ora Juvenal não pode prosseguir no comando do clube.

Em junho de 2011, o juiz da 3ª Vara Cível de Pinheiros acolheu o pedido da oposição do São Paulo para impedir o terceiro mandato de Juvenal. Agora, o desembargador Theodureto Camargo decidiu que a sentença deve ser cumprida imediatamente. O São Paulo pagará multa de R$ 5 mil por dia caso demore para cumprir a decisão. Ainda cabe recurso.

Na prática, o São Paulo terá que organizar uma nova eleição – em que Juvenal Juvêncio não poderá concorrer -, ou convocar uma assembleia geral com todos os associados para alterar seu estatuto autorizando o terceiro mandato.

Apesar de não ser definitiva, a oposição comemorou o fato como se sacramentasse a saída do atual presidente do São Paulo.

“O atual presidente do São Paulo está irregular e teimosamente no cargo, contrariando a história do clube. Esperamos de desta vez a decisão da Justiça seja definitivamente acatada e que novas eleições sejam realizadas”, falou Edson Lapolla, que perdeu a última eleição para Juvenal.

A situação, no entanto, não teme que o presidente irá perder o cargo e crê somente numa solução para o caso quando o processo for julgado pelo Superior Tribunal de Justiça em Brasília. O advogado de Juvenal, Carlos Aidar, ainda ironizou o fato de Lapolla ter alardeado a decisão da Justiça para os veículos de imprensa como se tivesse vencido no caso.

“O Lapolla está louco, obcecado, porque teve dois votos no Conselho contra 230 votos do Juvenal [NR: na verdade, foi 163 a 7]...ele tem mais é que ficar em casa, nem vir torcer pelo São Paulo, pois não ajuda, só atrapalha”.

CNJ diz que 35 desembargadores são suspeitos de crimes

Ao menos 35 desembargadores são acusados de cometer crimes e podem ser beneficiados caso o STF (Supremo Tribunal Federal) decida restringir os poderes de investigação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), informa reportagem de Flávio Ferreira, publicada na Folha desta quinta-feira.
Os desembargadores são juízes responsáveis por analisar os recursos contra sentenças nos tribunais de Justiça. Formam a cúpula do Judiciário nos Estados.
O Judiciário foi palco de uma guerra esta semana após declaração da corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, de que o Poder sofre com a presença de "bandidos escondidos atrás da toga".
A corregedora tenta evitar que o Supremo restrinja a capacidade de investigação do CNJ ao julgar uma ação proposta pela AMB (Associação dos Magistrados do Brasil).

João Alberto assumirá cargo no governo estadual. Suplente assumirá vaga,

Em sessão extraordinária destinada à discussão de projetos da reforma política, foi lido documento em que o senador João Alberto Souza (PMDB-MA) comunica seu afastamento do mandato parlamentar para assumir o cargo de secretário-chefe da Assessoria de Programas Especiais da Casa Civil do Estado do Maranhão.

No lugar de João Alberto, assume o cargo de senador seu primeiro suplente, Clóvis Antonio Chaves Fecury, que deverá tomar posse em Plenário ainda na tarde desta quinta-feira (29). Fecury integrará a bancada do Democratas.

Com o afastamento de João Alberto, a bancada do Maranhão no Senado fica composta pelos seguintes nomes: Epitácio Cafeteira (PTB-MA), Lobão Filho (PMDB-MA) e Clóvis Fecury (DEM-MA), os dois últimos eleitos como suplentes.

Teresa Cardoso / Agência Senado
 

SOBRAL PODERÁ TER A FICHA LIMPA MUNICIPAL

A Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Sobral estará analisando amanhã o Projeto de Lei do Vereador Marco Prado, que cria a Ficha Limpa municipal.
Já dei uma lida no projeto e já apresentei o parecer , evidentemente favorável, mas ajustando alguns detalhes em relação a lei da ficha limpa para os políticos.
Sou um defensor do Direito Constitucional e entendo que proibir alguem de se candidatar por ter uma condenação colegiada,  mesmo tendo ainda direito a recurso fere o princípio constitucional da presunção de inocência.
O projeto municipal , se aprovado, proibirá a contratação ou nomeação de pessoas que tenham condenação por orgão da Justiça , mas com a sentença transitada em julgado.
Depois de aprovada pela comissão a matéria seguirá para o Plenário da Câmara.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

TRE-RJ cassa mandato da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho

A juíza da 100ª Zona Eleitoral de Campos, Gracia Cristina Moreira do Rosário, determinou, nesta quarta-feira (28), a cassação dos diplomas da prefeita de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, Rosinha Garotinho, e do vice-prefeito, Francisco Arthur de Souza Oliveira. Eles foram condenados por abuso de poder econômico e ficam inelegíveis por três anos, a contar da eleição de 2008. O marido de Rosinha, o deputado federal Anthony Garotinho, e três radialistas também foram condenados, por terem usado indevidamente veículo de comunicação social na campanha. Todos também ficarão inelegíveis. Cabe recurso à decisão. As informações são do TRE.

Matéria completa   
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/09/casal-garotinho-e-condenado-por-abuso-de-poder-economico-no-rj.html

DESFILIADOS DO PP PEDEM PARA VOLTAR

A vinda de Ciro Gomes a Sobral deu uma mexida na política local. É que quando perguntado sobre as possíveis coligações para o próximo ano, Ciro deixou escapar a formação de um blocão, formado pelos principais partidos da base ( PSB, PSD e PT ).

Até no PP a fala de Ciro teve repercussão. Dois ex filiados pediram de volta a carta de saída do partido e continuarão filiados na agremiação do Pe Zé e do Zezão. Todos sabem que no PP, o suplente é valorizado e tem oportunidade.

Na verdade o que Ciro disse , já era previsto por vários blogs de Sobral. A criação do PSD seria para viabilizar o PSB e claro o PT como indicador do candidato a prefeito também viria pro pau.
O comentário hoje na cidade é que o PRB de Oman Carneiro também seria integrante deste blocão, mas hoje a noite tem um encontro do PRB e amanha publicaremos alguma decisão.

MINISTRA CÁRMEN LÚCIA ASSUMIRÁ TSE E PODERÁ VIR A SOBRAL PRÓXIMO ANO.

Os contatos para a realização do " II Encontro Sobralense de Estudos Jurídicos",  já se iniciaram. Dos que participaram do evento realizado este ano já foram convidados os profs. Fredie Didier e Rogério Greco.
Vários outros palestrantes de renome nacional já foram contactados para a 2ª edição que acontecerá no mês de Agosto do próximo ano.
Já confirmaram presenças os profs. Renato Saraiva, Sabrina Dourado e Pedro Lenza.
Hoje recebí um telefonema da sra. Emília Costa , assessora do Gabinete da Ministra Carmen Lúcia acerca do convite que fizemos para uma possível palestra da Ministra em Nossa cidade.
Emíia nos repassou que a Ministra ficou muito feliz com o convite, mas não poderia dar a resposta de imediato. A data está agendada , mas é que no próximo ano a Ministra Carmen Lúcia deve assumir a presidência do TSE e só no início do próximo ano poderá confirmar os convites.
De qualquer modo , vamos aguardar ansiosos a confirmação desta brilhante integrante da nossa Corte Suprema.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA ( CNJ ), PODE TER PODERES LIMITADOS PELO STF.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta terça-feira (27) que o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para esta quarta-feira (28), sobre os limites do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na fiscalização de irregularidades na magistratura pode “esvaziar” a competência do órgão de investigar e punir juízes que cometem desvios.

Está na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (28) uma ação proposta pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) que questiona o controle do conselho sobre processos administrativos que investigam os desvios dos juízes.
"O que está em discussão é a efetividade da atuação do Conselho Nacional de Justiça sob pena de se esvaziar o Conselho Nacional de Justiça", disse o procurador-geral.

Desde que foi instalado, em junho de 2005, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) condenou em processos administrativos 49 magistrados acusados de irregularidades no exercício da profissão, segundo dados da assessoria do conselho. Desse total, 24 foram punidos com aposentadoria compulsória, que é a pena máxima do órgão administrativo. Outros 15 foram afastados pelo CNJ em decisões liminares. Além disso, seis juízes foram colocados à disposição, dois foram removidos de seus postos originais e outros 2 apenas censurados.

No plenário do STF, Gurgel vai defender a tese de que o CNJ pode fazer um trabalho concorrente ao das corregedorias dos tribunais de Justiça dos estados e não apenas complementar. Ele chama atenção ainda para a importância de se ter uma visão “de fora” ao fiscalizar os tribunais.

"Há casos que envolvem praticamente todo um tribunal de Justiça. O CNJ não pode ter apenas uma competência subsidiária. Hipóteses como esta justificam plenamente a atuação concorrente do conselho em relação às corregedorias. De modo geral, a avaliação do trabalho do CNJ é de que o saldo é amplamente positivo", afirmou o procurador-geral.

SERÁ QUE SOBRAL FICAVA BEM COM A ESTÁTUA DA LIBERDADE??


Me mandaram um email sugerindo o próximo projeto para Sobral. Nesse email fui direcionado para o blog do Sarto Bega e me deparei com a foto acima. Claro que é uma montagem mas, com certeza ficaria bem no Rio Acaraú. Uma réplica da estátua da liberdade. Pena que a licença do Vereador Adaldécio terminou. 

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fortaleza escapa de punição pesada, que sobra para Carlinhos Bala.

Foram quase cinco horas de julgamento no Centro do Rio de Janeiro, onde fica o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). E a primeira batalha – outra ainda está por vir – foi vencida pelo Fortaleza, que briga com o Campinense para permanecer na Série C do Campeonato Brasileiro. Em decisão unânime, os auditores da Segunda Comissão Disciplinar decidiram absolver o Fortaleza, rechaçando a possibilidade de remarcar o jogo contra o CRB. Dessa forma, o Fortaleza segue na Série C e o clube paraibano rebaixado.

A derrota do Campinense em primeira instância deverá ser apenas o “primeiro tempo” desta guerra nos tribunais, já que deverá haver um recurso ao Pleno, em segunda instância, podendo esta decisão ainda ser revertida. O clube da Paraíba tem até o fim desta semana para protocolar o recurso no STJD.

A Segunda Comissão Disciplinar ainda decidiu multar os dois clubes em R$ 20 mil por atraso para o retorno para o segundo tempo. Ainda multou o Fortaleza em mais R$ mil por conta de uma garrafa arremessada no gramado do Presidente Vargas. O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca foi absolvido. Paulo Rodrigues, do CRB, foi punido com um jogo de suspensão. Goleiro Cristiano, também do CRB, foi punido por dois jogos de gancho. E Maizena, também do CRB, acabou absolvido.

Quem acabou “pagando o pato” pelo fato foi Carlinhos Bala. O atacante do Fortaleza foi punido com multa de R$ 10 mil e seis partidas de suspensão. Essas partidas serão cumpridas no próximo campeonato nacional que o jogador disputar.

NOVOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ PODERÃO SER CRIADOS EM 2012.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ademar Mendes Bezerra, está prevendo para o próximo ano a promoção de um plebiscito sobre a possível criação de mais 30 municípios no Ceará. A votação deve ser feita paralelamente às eleições municipais de 2012, segundo previu em entrevista na noite desta terça-feira (27) ao Diário do Nordeste Online.

O Ceará tem hoje 30 distritos buscando emancipação - processo de criação de um novo município. O plebiscito deve acontecer somente nos municípios envolvidos, com o eleitorado do distrito e de todo o município. Cada projeto de emancipação deve ser apreciado separadamente, por cada eleitorado específico.

A possibilidade de o Ceará ter mais municípios foi mostrada pelo Diário do Nordeste Online no último dia 20. A matéria, com a relação dos projetos e um mapa, apontava que 400 mil cearenses podem passar a morar em um novo município.

Urnas estão sendo preparadas, diz o TRE

De acordo com Bezerra, a população pode aprovar ou não o pedido de emancipação dos distritos nas eleições de 2012, onde também serão eleitos os prefeitos municipais. "Novas urnas estão sendo preparadas de maneira a que possam ser feitos os votos para as emancipações", disse.

Ele afirma ainda que o pedido de emancipação dos municípios precisa ser formalizado pela Assembleia Legislativa, onde os projetos de emancipação foram avaliados, e que na próxima semana deve se reunir com o vice-governador Domingos Filho (PMDB) e com o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB) para discutir o assunto.

AFINAL, COM 21 QUANTOS VOTOS SERÃO PRECISOS PARA SE ELEGER VEREADOR EM SOBRAL..?

Hoje resolvi consultar dados das eleições municipais de Sobral, em especial a última que teve em disputa 21 vagas para Vereador.
A curiosidade é tão somente para fazer um paralelo entre a realidade de uma eleição com 21 e com 12 vagas.

Então vamos ao ano de 2000.
O Vereador mais votado, no caso Luciano feijão , tirou 2.731 votos e o último colocado foi o Emídio silva com 933 votos. É bem verdade que Emídio ( 933 ) e Ismerino ( 942 )que foram eleitos pela sobra de legenda foram beneficiados pelo partido, mas mesmo assim , não houve nenhum fenômeno de votação como atuamente que teve Vereadores com mais de 4000 votos.  Confira quem foram os Vereadores eleitos no ano de 2000 e qual a votação.

FRANCISCO LUCIANO FEIJÃO               2731
JOSE ITAMAR RIBEIRO DA SILVA          2687
TIAGO RAMOS VIEIRA                             2605
JOAO ALBERTO ADEODATO JÚNIOR    2572
FRANCISCO HERMENEGILDO SOUSA NETO 2339
FRANCISCO ADALDECIO LINHARES    2255
DOMINGOS SAVIO FARIAS DE ALBUQUERQUE   2192
JOSÉ MARIA FÉLIX 1988
JOSE CRISOSTOMO BARROSO IBIAPINA 1945
ANTONIO CLAUDIO FERREIRA GOMES 1882
JOSÉ LUCIANO PONTE LINHARES 1817
RODOLFO BASILIO MADEIRA 1706
RAIMUNDO NELSON RAMOS TAVARES 1668
VICENTE DE PAULO ALBUQUERQUE 1630
JOSE ALBERTO BARRETO DIAS 1596
MARIA DO SOCORRO VASCONCELOS BALREIRAS 1575
JOSE IVAN FROTA RODRIGUES 1494
VICENTE ANDRE ALCANTARA AGUIAR 1481
ANTONIO OLIVEIRA BRAGA 1422
FRANCISCO ISMERINO VASCONCELOS 942
MANOEL RODRIGUES DA SILVA 933

Como notamos, pela ordem decrescente dos mais votados, a média para se eleger com 21 vagas em 2000 foi de aproximadamente 1.450 votos.
Pela nossa opinião , e é apenas uma opinião, como o nº de partidos atuais cresceu bastante em relação ao ano 2000 é provável que tenhamos Vereadores eleitos no próximo ano com menos de 1000 votos , logicamente pela baixa legenda que beneficiará partidos pequenos, mas nos partidos onde se tem história e vários candidatos, não vemos a possibilidade de ninguem se eleger com menos de 1500 votos.
Em contrapartida , também não teremos candidatos que superarão 3.200 votos. Quem superar os 3000 votos estará na luta para ser o mais votado de Sobral. 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fim das coligações em eleições proporcionais pode ser votada pela CCJ nesta quarta-feira

A proposta da Comissão da Reforma Política que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais (PEC 40/11) está na pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) desta quarta-feira (28). Já aprovada em junho pela CCJ, a PEC será reexaminada em virtude da aprovação de requerimento para que tramitasse em conjunto com a PEC 29/07, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que trata do mesmo tema.

A proposta permite coligações apenas em eleições majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador), proibindo a prática nas disputas proporcionais (deputados e vereadores). O texto, porém, mantém a determinação constitucional vigente que assegura autonomia dos partidos para estruturação e organização interna, prevendo em seus estatutos normas de fidelidade e organização partidária. Também mantém a não obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal.

Na CCJ, o relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), repetiu o parecer dado em junho, com voto favorável à aprovação da PEC 40/2011 e pela prejudicialidade da PEC 29/2007, que, segundo Raupp, "trata de matéria idêntica". As duas propostas têm ainda voto em separadoRelatório elaborado por um parlamentar como alternativa ao texto do relator formal de determinada matéria. É apresentado quando um senador discorda do relatório apresentado. Somente é votado quando o relatório oficial é rejeitado. do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), com voto contrário às matérias. Caso seja aprovada nesta quarta-feira, a proposta segue para apreciação em Plenário

PROVA DA OAB SERÁ 30 DE OUTUBRO


A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) começou a  recebe a partir das 14h desta segunda-feira (26) as inscrições para o 5º Exame de Ordem Unificado, o segundo realizado neste ano. A inscrição será realizada pelo site www.oab.fgv.br, até as 23h59 do dia 10 de outubro. O pagamento da taxa, no valor de R$ 200, pode ser efetuado até o dia 11 do mesmo mês.

Será possível solicitar isenção de taxa até o dia 1º de outubro. Para conseguir a isenção, o candidato deve estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e ser membro de família de baixa renda. O resultado desses pedidos será divulgado no dia 4 de outubro.

No momento do cadastro, o candidato deverá escolher em qual Seccional se inscreverá, sendo obrigatória a realização da 1ª e da 2ª fases do exame na mesma cidade de opção.

Segundo o edital, poderão realizar o Exame de Ordem os estudantes de direito do último ano do curso ou do nono e décimo semestres, aprovados em todas as matérias dos períodos anteriores.

Provas

O exame é realizado em duas fases, de caráter eliminatório:

•Prova objetiva: dia 30 de outubro, das 14h às 19h

•Prova prático-profissional: 4 de dezembro, das 14h às 19h

A prova objetiva terá 80 questões sobre "disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito, fixadas pelo CNE/CES n. 9, de 29 de setembro de 2004, Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB".

Na segunda fase, o candidato deverá elaborar uma peça profissional e responder quatro questões discursivas sobre a área de opção indicada na inscrição.

Resultados

O resultado preliminar da prova objetiva será divulgado no dia 7 de novembro. O resultado definitivo da 1ª fase deve sair no dia 21 de novembro.

O resultado preliminar da prova prático-profissional está previsto para 26 de dezembro. A publicação do resultado final do exame está marcada para o dia 16 de janeiro de 2012.

FALTA DÁGUA EM SOBRAL. Solução: Adutora ou estação de tratamento.


Já tem algum tempo que alguns bairros de Sobral reclamam da falta dágua. Na Câmara o assunto tem sido rotineiro. Até audiência pública já teve. Mas.........qual seria a solução?
Sempre que abordamos esse assunto, achamos que a solução seria a ampliação da adutora para aumentar a captação de água.
Até ontem eu tinha esse pensamento, mas ao conversar com um funcionário do SAAE, penso em mudar de opinião: Segundo esse funcionário que prefiro deixar no anonimato, o problema da falta dágua é um misto de GESTÃO com falta de informação verdadeira. O problema dágua não é capacitação e sim tratamento.
1.  A estação de tratamento não suporta mais a quantidade de ligações existentes .
2. Quando a estação recebe a água bruta , demanda um certo tempo para o devido tratamento.
3. Para se evitar um problema maior , as vezes a água está sendo liberada para consumo fora dos padrões necessários.
4. Não adianta adutora para ampliar a captação , pois existem bombas desativadas que se forem ligadas não há onde colocar a água para o devido tratamento , pois a solução da falta dágua em Sobral é a construção de mais estações de tratamento.
5. Tem pedido de ligação nova feito há mais um mês  e não é atendida a solicitação. Não há hidrômetros no SAAE.
6.Está havendo problemas também com a empresa terceirizada, o que prejudica a ampliação da rede na cidade e nos distritos.

Na verdade as informações recebidas por mim fazem sentido. Se você tem um copo de 300ml, e só pode beber um copo por dia , de que adianta comprar um refrigerante de 600ml. Seria necessário ter 2 copos de 300 ml.  Não sei quais são os planos da diretoria do SAAE, mas fico pensando como o Prefeito Veveu pensa em trazer empresas para Sobral se não teremos água para oferecer.
Ainda há tempo de se resolver esse impasse antes de um colapso em nossa cidade, mas o tempo passa rápido e é preciso soluções e não discursos.

domingo, 25 de setembro de 2011

COMEÇOU A 2ª FASE DAS SÉRIES C e D.

Teve início neste final de semana a segunda fase das séries C e D do brasileirão. Na série C temos 2 grupos de 4 equipes e  os dois primeiros colocados de cada grupo se garantem na série B de 2012. Na série D já começou o mata-mata.
Confira os resultados:
Série D
Mirassol 2 x 0 Juventude 
Itumbiara 3 x 1 Villa Nova-MG 
Cianorte 0 x 1 Oeste 
Volta Redonda 1 x 0 Tupi 
Treze-PB 3 x 1 Santa Cruz-RN 
Santa Cruz-PE 1 x 0 Coruripe-AL 
Penarol-AM 1 x 0 Independente-PA
Sampaio Correa-MA 2 x 1 Cuiabá-MT 

Série C
grupo E
CRB 0 x 0 Rio Branco-AC 
Paysandu-PA 1 x 0 América-RN

grupo F 
Joinvile 1 x 0 Ipatinga MG
Hoje se enfrentam Brasiliense x Chapecoense

PP quer ter candidato a prefeito

O Partido Progressista (PP) pretende lançar candidato próprio a prefeito de Fortaleza, em 2012. Pelo menos três pré-candidatos são cogitados. A ideia foi colocada, ontem, durante o encontro estadual do partido, no hotel Gran Marquise.

Segundo o presidente municipal do PP, o vereador em exercício Jaime Cavalcante, a decisão final sobre se o partido terá candidato próprio ou se apoiará algum nome de oposição à atual administração municipal deverá ser tomada até fevereiro do próximo ano.

Segundo o presidente municipal, os três pré-candidatos são o ex-secretário do Desenvolvimento Econômico do governo Lúcio Alcântara (2003-2006), Régis Dias, o vice-presidente estadual do PP, Chagas Macedo, e o próprio Jaime Cavalcante.

“Nós não vamos nos furtar a conversar também com outros partidos. Porque o objetivo maior é sair com uma candidatura de oposição. Os indicadores sociais de Fortaleza, na educação, saúde, de mobilidade urbana, em sete anos não foram resolvidos. Então, o PP quer participar dessa frente, para tentar mudar o que está posto hoje, em Fortaleza”.

Jaime informou que o partido mantém conversas com PDT, PRT, PTC, PMDB, dentre outros. Além da candidatura à Prefeitura, há também a preocupação em ampliar a participação do PP na Câmara Municipal, que, atualmente, conta com apenas um vereador. “Queremos ampliar esse número para pelo menos três vereadores”, afirma.

De acordo com deputado federal Ricardo Barros, vice-presidente nacional do PP, que também participou do encontro, o partido está realizando o mesmo tipo de encontro em vários outros estados do País, neste fim de semana e no próximo, para ampliar a participação da sigla nos municípios. “Estamos realizando esse trabalho como estímulo a novas candidaturas para disputar as eleições”. (Bruno Stéfano)

sábado, 24 de setembro de 2011

Sobral ganhará unidade do Sesi/Senai

A cidade de Sobral (Zona Norte) vai ganhar uma unidade do Sistema Sesi/Senai. Segundo o diretor-administrativo da Fiec, Carlos Fujita, os investimentos são da ordem de R$ 15 milhões e “serão de grande importância para o empresariado da região, porque levaremos educação profissional, saúde e lazer, além dos serviços do sistema”.

Fujita destaca que a unidade deverá estar pronta até janeiro de 2012 e será das mais modernas. Isso faz parte da política de expansão do Sistema Fiec para o Interior, dentro do objetivo de descentralizar e ampliar serviços oferecidos pelo Sesi e Senai.



Jornais internacionais trazem caso da mulher que teve morte simulada com ketchup

                                 
O caso da mulher que teve a própria morte simulada com ketchup repercutiu na imprensa internacional. O jornal inglês "Daily Mail" classificou a história de “bizarra” e destacou a declaração do delegado responsável pela investigação dizendo que “em oito anos de trabalho policial, nunca ouvi nada parecido com isso”.

Reproduziu ainda a declaração de um vendedor da cidade de Pindobaçu (BA), que ficou incrédulo com o fato de a mulher que encomendou a morte de Eronildes Aguiar Araújo não ter percebido que a faca estava presa na axila da mulher “morta”.

O “Metro”, também do Reino Unido, comparou a história a um roteiro de filme. O jornal traz fotos da simulação da morte – com a legenda “final horrível” para a “vítima” – e de Ironildes dando entrevista para TV depois do episódio, sã e salva.

A história da mulher que se salvou porque o homem contratado para mata-la acabou se apaixonando por ela ganhou fama na cidade de aproximadamente 20 mil habitantes. Segundo investigação da polícia, um homem identificado como Carlos Roberto de Jesus aceitou receber R$ 1.000 para matar Eronildes, mas resolveu simular o crime junto com ela.

O caso já rendeu o apelido de “Mulher Ketchup” para a dona de casa. Apesar das piadas, a história está sendo vista com bons olhos por dirigentes do município, pela divulgação que está proporcionando para Pindobaçu.

Vasco pode ter três vagas da Libertadores 2012 e confunde a CBF

Por ter faturado o título da Copa do Brasil deste ano o clube já tem seu lugar garantido. Atualmente lidera o Brasileirão e, se ficar entre os quatro primeiros colocados, terá outra vaga. A possibilidade do Vasco conquistar também a Copa Sul-Americana é o que mais está confundindo a CBF, já que o campeão desta competição também tem direito a uma vaga na Libertadores e, segundo regulamento, "rouba" o lugar do quarto colocado do Brasileirão.
A CBF quer saber se, caso os vascaínos conquistem a Sul-Americana, a vaga fica para o Brasil ou se é da Conmebol. Neste último caso, o vice-campeão ganharia o direito à vaga. Caso a resposta seja de que a vaga é nossa, o UOL Esporte apurou que a entidade tende a indicar o Coritiba, vice-campeão da Copa do Brasil. A resposta a estas dúvidas deverá sair até o final da semana que vem. Devido à força política de Ricardo Teixeira junto à Conmebol e à Fifa, a maior possibilidade é que a vaga seja brasileira.
No caso do Campeonato Brasileiro, o regulamento já prevê que se o Vasco, por exemplo, terminar no G-4, o time quinto colocado ficará com a vaga. Caso este seja o Santos, atual campeão da Libertadores, entrará o sexto colocado.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sacanagens brasileiras em termos jurídicos


Fim de semana chegando , é sempre bom a gente rir um pouco.
Portanto abaixo temos algumas frases tradicionais de brasileiros e sua tradução para o linguajar jurídico.

A vaca foi para o brejo -  A fêmea ruminante deslocou-se para terreno sáfaro e alagadiço.

Vá tomar no ....  -  Desejo veementemente que V.Sa. receba contribuições inusitadas em vossa cavidade retal.

Você tá de sacanagem - Creio que V.Sa. apresenta comportamento galhofeiro perante a situação aqui exposta.

Conversa mole pra boi dormir - Prosopopéia flácida para acalentar bovinos.

Pagar um Mico - Creditar um primata.


Encher o saco - Inflar o volume da bolsa escrotal.


Dá um pé na bunda - Impulsionar a extremidade do membro inferior contra a região glútea de outrem.


Chutar o pau da barraca - Derrubar, com a extremidade do membro inferior, o suporte sustentáculo de uma das unidades de acampamento.


Engolir um sapo - Deglutir um batráquio

Meter o rabo entre as pernasColocar o prolongamento caudal em meio aos membros inferiores.

Cair matando - Derrubar com intenções mortais.

Azarar - Eximir de qualquer tipo de sorte.
Nem a pau - Sequer considerar a utilização de um longo pedaço de madeira.

Churar o balde - derramar água pelo chão através do tombamento violento e premeditado de seu recipiente.

Vereadora é flagrada acessando site pornô em computador da Câmara.


A vereadora do município de Pinheiro, na baixada maranhense, Layana Ferreira (PHS), , acessou sites pornográficos no computador da Câmara de Vereadores de Pinheiro. O caso foi mostrado em rede Nacional pela Rede Record na quarta-feira, 21. Layana Ferreira foi a tribuna da Casa para esclarecer o ocorrido e chegou a considerar algo absolutamente normal.

A justificativa dada pela vereadora ao acessar o site pelo computador da Câmara foi que uma amiga havia falado da existência de uma sósia da vereadora em um site pornográfico.

A atitude da vereadora pode ser considerada quebra de decoro parlamentar.

PENSO EU ; Ainda existe em nosso País, muita discriminação contra a atitude das munlheres. Nunca li matéria dizendo que iriam cassar um homem por ter acessado site pornográfico. Mas quando uma mulher acessa é o fim do mundo.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Advogado do PSD reconhece irregularidades em assinaturas; procuradora critica processo feito no "atropelo"

Durante sua exposição no julgamento do pedido de registro nacional do PSD, o advogado da legenda, Admar Gonzaga reconheceu na noite desta quinta-feira (22) que houve irregularidades na captação de assinaturas para formalizar o partido, idealizado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM).

“Algumas pessoas de má conduta, espertos querendo resolver logo o problema, fizeram o que não deviam. Mas para isso há procedimento próprio após o registro do partido para verificar se houve mesmo”, afirmou.

Na sequência, o advogado denunciou que os erros durante o processo de formalização do PSD também foram de responsabilidade de adversários políticos, que agiram de forma “infiltrada”.

“Temos prova de houve forte processo de infiltração de adversários no processo de coleta de assinaturas. [Essas pessoas] Se apresentavam em nome de pessoas já falecidas, com título de eleitor", argumentou.

Já a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, que realizou um pente-fino na documentação do PSD, aproveitou o momento de expor seu parecer para criticar a “pressa” que se verificou para construir o partido.

“Desde o início, [o pedido de registro no TSE] deu-se ao atropelo da legislação de regência, tudo em nome de uma suposta 'celeridade', acabando por atribular a tramitação do processo, que avolumou-se e tornou-se um emaranhado sem fim de documentos, juntados a todo e qualquer momento pelo requerente", destacou.

A corrida do PSD não é à toa. Para poder participar das eleições municipais do ano que vem, eles precisam do aval da Justiça Eleitoral até o dia 7 de outubro quando termina o prazo legal para que o partido seja criado.

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nancy Andrighi ( relatora ) votou  a favor do registro nacional do PSD (Partido Social Democrático),. A relatora do caso no tribunal afirmou que a nova legenda cumpriu todos os requisitos legais para que ser oficializada.


Além do fim do voto da relatora, a ministra Nancy Andrighi, os outros seis ministros da corte precisam apresentar seu voto para definir se os planos do PSD de já poder concorrer nas próximas eleições se concretizarão ou não.

Direto do Plenário: TSE inicia julgamento do pedido de registro do PSD

Começou há pouco no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o julgamento que irá decidir sobre o pedido de registro do Partido Social Democrático (PSD).

A relatora do pedido, ministra Nancy Andrighi, apresenta neste momento o relatório e, em seguida, os advogados farão sustentação oral. Logo após, a ministra iniciará a leitura do voto.

O PSD protocolou o pedido de registro no último dia 23 de agosto e pede para utilizar o número de legenda 55.

Mais detalhes em instantes.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MAIS UM. Partido Ecológico Nacional pede registro no TSE

 Representantes do Partido Ecológico Nacional (PEN) protocolaram nesta quarta-feira (21), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedido de registro da agremiação. A nova legenda informa no pedido que possui estatuto partidário devidamente registrado desde 2007 e que nos últimos quatro anos tem trabalhado para atender às exigências constantes na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) em relação à criação de um novo partido.

O presidente do PEN, Adilson Barroso, afirma que o partido já conta com mais de 500 mil assinaturas de apoiamento de eleitores e que nove tribunais regionais eleitorais (TREs) já concederam o registro estadual. Esses TREs correspondem aos Estados do Amapá, Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Roraima, São Paulo e Sergipe.

O PEN pede para ser identificado pelo número 51.

O pedido de registro foi distribuído à ministra Nancy Andrighi.

PADRES EM ALERTA : LEILÃO FIADO É DE LASCAR.

                                      



Todos os anos temos festejos dos padroeiros dos Distritos e de bairros de nossa Cidade. Evidentemente que a comunidade se arregimenta para angariar prendas e realizar  um leilão com o intuito de  arrecadar verbas para a manutenção da igrejinha.
Este ano,  talvez devido as proximidades das eleições as arrecadações aumentaram consideravelmente. Mas uma coisa preocupa os padres. O FIADO. isso mesmo, gente, O FIADO. Tem gente arrematando prendas e fazendo cortezia com o chapéu dos outros. Até aí tudo bem ,mas não se adimite alguem chegar em um leilão de uma comunidade de interior e simplesmente fazer a festa. Arrematar o leilão quase todo e na hora de pagar pedir pra assinar um VALE. 
Fica a pergunta?? Quem vai pagar esta conta ?? Claro que não é quem arrematou porque senão o arrematante teria dado um cheque.
É preciso coerência de quem está arrematando. É preciso que ele saiba que enquanto ele arremata um frango por R$ 70,00 fiado, alguem antes colocou 65,00 a dinheiro.
Tomei conhecimento hoje que um fato parecido ocorreu nos festejos da localidade de PICADA, distrito de Caracará. Uma liderança política chegou por lá e fez a festa. Arrematou quase o leilão todo com mais ou menos R$ 2.000,00. na hora de pagar , teria assinado um VALE.
Até hoje pela manhã , o vale ainda não foi pago, ficando os organizadores do festejo a se perguntar a quem cobrar este vale.
BOM .... DIA 15 DE OUTUBRO TEM O ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS DE SÃO FRANCISCO EM  CARACARÁ.
VOU CONVIDAR MUITA GENTE PARA PARTICIPAR DOS FESTEJOS RELIGIOSOS, REZAR e CLARO PARTICIPAR DO LEILÃO. MAS...... MINHA GENTE . LEVEM DINHEIRO.. LEILÃO FIADO É F....

Em ano de eleições, gestores não podem lançar programas de recuperação fiscal

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmaram, ao responder a consulta feita pela deputada Nice Lobão (DEM-MA), que os programas de recuperação fiscal, com redução total e parcial de juros de multa, configuram infração ao artigo 73, parágrafo 10 da Lei das Eleições (Lei nº 9504/1997). A deputada alegou, na consulta, existir insegurança dos gestores municipais em relação ao assunto.

Esse dispositivo diz que é proibido aos agentes públicos, servidores ou não, a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, casos em que o Ministério Público poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa.

O ministro Marco Aurélio, relator da consulta, afirmou que a administração pública atua tendo em conta o princípio da legalidade escrita. Citou que “ao administrador público somente é dado fazer o que é autorizado em lei”. Desse modo, sustentou que existe a impossibilidade de a máquina administrativa ser manipulada com vistas a conquistar simpatizantes a certa candidatura.

De acordo com o ministro, “os benefícios concernentes à dívida ativa do município não podem, ainda que previstos em lei, ser implementados no ano das eleições”. Acentuou que o dispositivo legal a que se referiu a deputada Nice Lobão tem por objetivo “evitar o uso da máquina no que apresenta, sem dúvida alguma, efeitos nefastos em relação ao equilíbrio que deve prevalecer na disputa eleitoral”.

A decisão foi unânime.

SEMANA DO DIREITO DA UVA - 26 A 30 DE SETEMBRO

 
Divulgamos com muita satisfação mais um evento jurídico na Cidade de Sobral. A semana do direito da UVA em sua 4ª edição já se torna um evento tradicional e que vale a pena participar.
Nota-se a maturidade dos alunos sobralenses no convite aos palestrantes. Não há cunho político partidário nem de instituições. Veremos Dr Guimarães, Ciro Gomes, Paulo Quezado, Valdetário Monteiro, leandro Vasques e outros.

Confira a Programação:

Segunda Feira dia  26\09
18.00hs Abertuta oficial
19.00hs  Palestra
Tema: "Os Aspecto Sociais e Materiais da Tutela Ambiental  no Direito Brasileiro.”:Palestrante: Dr. Guimarães
Debatedor: Prof. Saulo Barroso

Terça Feira  dia  27\09
14hs. Palestra
Tema: “Responsabilidade Social Coorporativa: Debates e Modelos Integrando Empresas, Governo e Sociedade.”.
Palestrante: Mônica Sá de Abreu
Debatedor: Dr. Francisco Guedes.

16.30hs  Palestra
Tema: "A Evolução da Política Criminal e o novo Tribunal do Júri no Brasil."
Palestrante: Desembargador Jucid Amaral Peixoto.
Debatedor . Dr Neurimar Azevedo

19.00hs Palestra
Tema: "Conjuntura Política e Econômica Brasileira".
Palestrante: Dr. Ciro Ferreira Gomes.
Debatedor . Dr João Alberto Adeodato Jr.

Quarta feira dia 28\09

14.30 hs
Palestra
Tema: “O Novo Código de Processo Penal”.

Palestrante: Paulo Quezado.
Debatedor: Dr. Rômulo Linhares.

16.30hs
Palestra
Tema: “Reflexões Sobre o Direto Penal Contemporâneo"
Palestrante: Leandro Vasques.
Debatedor: Dr. Alexandre Pinto.

19.00hs
Palestra
Tema: “OAB e Advocacia".
Palestrante: Valdetário Monteiro.
Debatedor: Dr. José Inácio Linhares.

Quinta feira dia 29\09

14.00hs  Palestra
Tema: “Direitos Humanos no Ceará.”.
Palestrante: Marcelo Uchôa.
Debatedor . Dr Rildson Martins

16.30hs  Palestra
Tema: “A Nova Jurisdição Constitucional Brasileira: Possibilidades e Limites.”.
Palestrante: Marco Marrafon

19.00hs Palestra
Tema: “Negociação Coletiva e Flexibilização das Normas Legais Trabalhistas.”.
Palestrante: Dr. Judicael Sudário.
Debatedor: Dr. Antônio de Pádua.

Sexta feira dia 30\09

14.00hs Palestra
Tema: “Garantia das Formas no Direito Processual Penal.”.
Palestrante: Dr. Rosmar Antonni.
Debatedor: Dr. Roque Hudson.

16.30hs palestra
Tema: “Alguns Contornos das Uniões Homoafetivas no Direito Brasileiro".
Palestrante: Dra. Emanuela Leite.
Debatedor: Dr. David Gomes.


Inscrições até 23 de setembro.    Valores: Estudantes R$ 40,00 – Profissionais R$ 70,00.
Informações: Coordenação do curso de direito: 3611-6374 ou pelos telefones: 8851-3238, 9246-6668, 9701-6390.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

PROCURADORA DIZ QUE PSD FEZ CONTAS ERRADAS. NÃO ATINGIU O Nº MÍNIMO DE FILIAÇÕES.

A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, afirmou nesta terça-feira (20) que o PSD (Partido Social Democrático), fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, não apresentou o número mínimo de assinaturas de eleitores em apoio à criação da nova legenda, requisito previsto em lei para a criação de um novo partido.

Segundo parecer da vice-procuradora, enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça, o PSD conseguiu 220.305 assinaturas. Para a criação de uma nova legenda, a lei exige a apresentação de aproximadamente 490 mil assinaturas de apoio, o que corresponde a 0,5% dos votos computados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados.

No pedido de registro nacional feito ao TSE, o partido de Kassab informou ter recebido 538.263 assinaturas de apoio ao partido. Segundo o advogado do PSD, Admar Gonzaga, foram emitidas certidões pelos cartórios eleitorais, que atestam a veracidade de todas as assinaturas.

Os dados foram contestados pelo Ministério Público Eleitoral depois de analisar as certidões dos cartórios eleitorais apresentadas pelo PSD para comprovar a veracidade das assinaturas.

No parecer, Sandra Curaeau afirma que, em dez estados (Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Roraima e São Paulo) e no Distrito Federal as certidões emitidas por cartórios eleitorais não seriam suficientes para comprovar o número de eleitores informado pelo PSD.

A vice-procuradora reforçou o pedido para que as supostas irregularidades sejam investigadas e voltou a opinar contra a criação da nova legenda, caso não sejam sanadas as supostas irregularidades.

Para Sandra Cureau, o fato de o novo partido não ter apresentado todos os documentos para sua criação é suficiente para negar o registro nacional. No parecer, ela afirma ainda que o processo de criação do PSD foi marcado pelo “atropelo da legislação, em nome de uma suposta celeridade”, o que teria atrapalhado a tramitação do pedido de registro.

A defesa do PSD argumenta que não havia data limite para a apresentação de documentos. “Isso não cabe num processo administrativo. Há caso no TSE de processos de registro em que se dá prazo para juntar documentos faltantes. O que tem primazia é o interesse publico de se cumprir as obrigações”, disse o advogado.

O surgimento de fatos novos no processo pode atrapalhar os planos do PSD de concorrer às eleições em 2012. Segundo o calendário eleitoral, quem pretende concorrer no ano que vem precisa estar filiado a uma legenda até 7 de outubro deste ano. O mesmo prazo vale para que o partido seja criado e possa participar do pleito.

OUTRO ATENTADO CONTRA VEREADOR. AGORA FOI EM JUAZEIRO DO NORTE.

O vereador e ex-policial militar, Amarílio Pequeno (PPS), e o ex-policial civil, José Bezerra, foram baleados na noite desta terça-feira (20) na Praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense.

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional do Município, mas não resistiram aos ferimentos.

De acordo com testemunhas, quatro homens em duas motos se aproximaram, um deles desceu encapuzado e efetuou os disparos. Após o crime, o grupo fugiu. A polícia está investigando o caso.

Outro atentado

Na tarde de segunda-feira (19), dois vereadores da cidade de Jaguaretama, na região do Vale do Jaguaribe, foram baleados no prédio da Câmara Muncipal.

Marcos Rogério (PRB), conhecido como Marcão, e José Antônio (PMDB) foram atingidos por um homem armado que fugiu após efetuar os disparos.

CLODOVEU ARRUDA ESCOLHIDO O MELHOR PREFEITO DO CEARÁ EM 2011.

Durante reunião da Comissão de Apuração, na manhã de segunda-feira, 19 de Setembro, na Sala de Videoconferência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a PPE, Promoções, Publicidade e Eventos, capitaneada pelo engenheiro Roberto Farias, anunciou os 31 Melhores Prefeitos (as) do Ceará em 2011. Foram 32 votantes, mais 7.048 votos pela internet e índices oficiais (os Melhores), em: saúde, educação, IDH e qualidade do Meio Ambiente fornecidos por entidades das diversas esferas do governo.

Após a apuração comandada pelo Dr. Irapuam Diniz Aguiar (que representou o irmão, Ministro Ubiratan, do TCU), Dr. Luiz Dias (que representou o TCE, Tribunal de Contas do Estado), Dr. Luiz Sérgio Gadelha Vieira (que representou o TCM), Leonardo Farias (da PPE) e o jornalista Antonio Viana (que foi o escrutinador), foi conhecida a lista dos Melhores (Veja abaixo).

Sobral, Brejo Santo, Palhano, Crato, Horizonte, Maranguape, Tauá, Tururu, Alto Santo, Ocara, Pacoti, Várzea Alegre, Capistrano, Viçosa do Ceará, Caucaia, Iguatu, Maracanaú, Itarema, Limoeiro do Norte, Pedra Branca, Quixeramobim, Aquiraz, Morada Nova, Parambu, Tamboril, Redenção, Fortaleza, Icó, Canindé, Lavras da Mangabeira e Russas. Estreou na lista quem obteve um mínimo de nove (9) votos. O campeoníssimo foi Sobral, que obteve 27 dos 39 votos possíveis. A festa para entrega dos diplomas será dia 11 de outubro, no La Maison Dunas, informou Roberto Farias, Presidente da PPE, idealizador e realizador da promoção que atinge o 24º ano consecutivo.

Da zona norte, somente o Prefeito de Sobral entrou na lista.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FORMATURA. EMPRESA DÁ CALOTE NOS ALUNOS.

Os estudantes dos cursos superiores de muitas cidades do Estado do Piauí, estão passando por um dilema exatamente no final do curso.
Todos sabem que quando um aluno entra em curso superior , logo é formada uma comissão para angariar recursos para a festa de formatura.

Quando os alunos são de Universidade pública a dificuldade , embora muito grande, não evita que os alunos façam um sacrifício para juntar a grana necessária.
Tomamos conhecimento, que uma empresa do Piauí, que realizava as formaturas de várias turmas de diferentes cidades, simplesmente desapareceu com a grana, deixando os alunos a ver navios.

Estudantes das duas principais universidades do Estado - UFPI (Universidade Federal do Piauí) e Uespi (Universidade Estadual do Piauí) – e de várias faculdades particulares de Teresina e do interior já procuraram a delegacia para prestar queixa. Sem a empresa realizadora da festa, muitas turmas já traçam um "plano B" para realizar o sonho da formatura.

A presidente da comissão de formatura de Direito da Uespi, Juliana Oliveira, contou que duas turmas estavam com festas marcadas e praticamente pagas à Styllos Eventos. “A turma que iria se formar na próxima semana teve mais sorte, porque o baile foi de responsabilidade de outra empresa, e essa empresa vai realizar os demais eventos com um preço especial. Mas a nossa turma já tinha pago R$ 40 mil por todos os eventos e perdeu tudo”, contou a estudante do 10° período, que tem formatura prevista para março de 2012. Ao todo, os eventos custariam R$ 73 mil para os 27 alunos da turma que optaram pagar pelas cerimônias.

Para tentar amenizar o prejuízo e garantir a festa de formatura, a turma já lançou a “feijoada do calote”, marcada para o dia 22 de outubro, para tentar arrecadar fundos para a festa. “É realmente rir para não chorar. Aqui é uma faculdade pública. Logo, nossos pais não são ricos, e precisamos nos virar para arrecadar esses recursos de volta. Vamos fazer rifa, bingo, festas, abrir conta para que amigos ajudem. Tudo para garantir a formatura”, contou a estudante.

EM TEMPO. ALGUNS ALUNOS DA UESPI DE PARNAÍBA QUE ESTIVERAM NO CONGRESSO JURÍDICO DE SOBRAL INFORMARAM NO FACEBOOK QUE TAMBÉM ENTRARAM NO CALOTE.  UMA PENA. SÃO PESSOAS SIMPLES , DE FAMÍLIAS HUMILDES E QUE NÃO MERECIAM ESTA ATITUDE DA EMPRESA.

FORÇA GENTE. A FESTA É APENAS UM MOTIVO DE COMEMORAR. O QUE VALE MESMO É O DIPLOMA E O TALENTO DE VOCÊS.

SUCESSÃO EM FORTALEZA. INÁCIO ARRUDA AFIRMA QUE PCdoB TERÁ CANDIDATO.

O PCdoB vai disputar a Prefeitura de Fortaleza. A afirmativa é do senador Inácio Arruda que disse hoje no Rádio, na Verdinha, no programa Paulo Oliveira, que os comunistas têm quadros. - Ele, Inácio, João Ananias e Chico Lopes, para a disputa da Prefeitura de Fortaleza. Inácio adiantou que em outubro agora eles baterão o martelo, pregarão o prego e virarão a ponta.

domingo, 18 de setembro de 2011

SOBRAL 40°. Sobralense foge para a serra.

Desde criança ouço falar em aquecimento global,  meio ambiente e outros papos que a princípio são chatos e entediantes. O tempo passa e aí sim a gente percebe a importãncia de se ter uma árvore plantada defronte sua casa. A gente começa a saber o que é ecologia etc etc.
Esta semana ,  os termômetros de nossa cidade superaram 42°. Isso mesmo, superaram quarenta e dois graus.
Qual a solução?? Esta estória de fiscalização, Semace, Ibama, AMMA, as vezes parece que so existem no papel ou para apreenderem avoantes, carvão e multarem quem cria um galo campina.
Para ver o descaso, basta ir até as proximidades do COQUEIROS, que do lado esquerdo se vê um desmatamento extraordinário que não poupou nem um serrote alí existente. Tudo desmatado , tudo destruído sob os olhares coniventes das autoridades.
Diante de tal gravidade e calor insuportável, o sobralense começa a fugir para a serra. A princípio, eram só sítios de veraneios na Meruoca, mas agora já se percebe  a existência de famíias que trabalham em Sobral e moram em sítios na Meruoca.
Mas devido aos altos custos de uma propriedade na Meruoca, que ficou supervalorizada, tem gente correndo para outra serra. "JORDÃO" . Situado a pouco mais de 20 minutos de Sobral, o distrito de Jordão tem um clima agradabilíssimo. Muitos sobralenses já tem residência ou nesse primeiro momento, um local de lazer nos finais de semana.
A culinária do distrito com comidas orientais , comidas típicas, galinha caipira,  já atraem muita gente nos finais de semana
Outro local que começa a ser descoberto é o distrito de Baracho, situado cerca de 150 metros de altitude acima do Jordão.  Ainda de forma bem moderada algumas famílias vão adiquirindo pequenos pedaços de terra no Baracho e algumas construções já são vistas.
Acho até que esta procura por sítios em Jordão e Baracho ainda estão moderadas devido as políticas públicas que são bastante tímidas.
A falta dágua é constante em Jordão e Baracho. No Baracho, sequer área de lazer como quadra de esportes possui. A praça da Igreja é bastante antiga e feia e o acesso a BR222 só de jumento ou carro tracionado.
Penso que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano , bem como a Secretaria de Turismo poderiam realizar projetos para resolver alguns problemas antigos e que ao meu ver fáceis de resolver . Só falta boa vontade política.
Jordão e Baracho pertencem a Sobral e poderiam ser mais explorados pelos Sobralenses e  pelos turistas.

sábado, 17 de setembro de 2011

Kadafi pede para ser julgado por Congresso Brasileiro‏

COMO SERIA NA FICÇÃO.

Em dia de casa cheia, deputados comemoraram o pedido de Kadafi: "O mundo escolheu o Brasil", comemorou o líder da base aliada

ATLÂNTIDA - Escondido no mesmo bunker já usado por Osama Bin Laden, Darth Vader, Hitler e José Dirceu, o ditador Muammar Kadafi fez chegar à RedeTV! uma mensagem em áudio na qual impõe uma única condição para se entregar: "Só aceito sair se for julgado pelo Congresso Brasileiro. Me comprometo a acatar todas as ásperas reprimendas e duras punições pelas quais os nobres deputados, sempre zeloso do melhor cumprimento da lei, veem se notabilizando ao longo dos últimos anos. Na semana seguinte, já com a ficha limpa, quero me filiar ao PMDB", declarou em árabe, com leve sotaque maranhense.

Em outra passagem, Kadafi prometeu se comportar conforme os costumes locais. "Pretendo, devagarzinho, abrir um jornal e conseguir a concessão de uma rádio e televisão. Juro por Nosso Senhor do Bonfim ficar quietinho com meu curral eleitoral que, Deus permita, me conduzirá ao Senado até a próxima era glacial. Reivindicarei verba pública para contratar as enfermeiras ucranianas como assessoras e serei muito feliz", concluiu







VEÍCULOS LOTADOS. PRA TODOS OS GOSTOS.

Enquanto aguardo o início do jogo do Guarany, vou me divertindo na Internet e achei algumas fotos curiosas. A lotação dos veículos utilizados por seres humanos seja no Paquistão , na Índia ou no Brasil.
De carro, trem , moto ou bicicleta , o risco é o mesmo.

                                                

Bicileta superlotada na aduana entre Argentina e Brasil (Foto: Alexandre Gomes/VC no G1)

                       

 Família inteira em moto chamou atenção de brasileiro em Islamabad, no Paquistão (Foto: Marcus Tulio de Melo/VC no G1)
    


GALERA ESPERANDO O METRÔ.

VEREADOR DESPORTISTA RENUNCIA AO CARGO.

 Bruno Freitas/UOL

O atacante Túlio Maravilha renunciou nesta sexta-feira ao cargo de vereador de Goiânia. Em carta enviada ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e à Câmara Municipal da capital, o jogador comunicou a sua decisão. Em seu lugar irá assumir o suplente Luciano Pedroso (PMDB).

Segundo o documento, assinado por Túlio Maravilha, a renuncia ocorreu por “razões (...) de cunho estritamente pessoal”. O jogador, no entanto, não deu outros detalhes na carta nem se pronunciou oficialmente sobre a decisão.

Nos últimos tempos, sua agenda política estava entrando em conflito com os planos de manter sua carreira como atleta de futebol. O atacante mantém a esperança de atingir a marca de mil gols marcados na carreira. Pelas suas contas, Túlio já balançou as redes 969 vezes.

Apesar de ocupar um cargo público em Goiânia, o jogador fechou recentemente com o Bonsucesso, do Rio de Janeiro. Por conta disso, Túlio já havia pedido licença do posto de vereador por mais de 120 dias para se dedicar ao futebol.

A VIDA COMO UM LÁPIS.

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?... E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto. - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial. - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo .
- Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
- Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
 - Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.
- Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.
- Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca... Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PREFEITO VEVEU RECEBEU A VISITA DO DEP. PE. ZÉ


  

Hoje por volta das 11.00hs da manhã, o deputado Jose Linhares ( Pe Zé ), esteve em reunião com o Prefeito Clodoveu Arruda por quase duas horas.
Também participaram da reunião, os Vereadores Zezão e Adauto Arruda ( PP ).
Na pauta , destinação dos  recursos das emendas parlamentares do deputado para Sobral.
Caracará deverá receber um Mini Estádio e Salgado dos Machados uma quadra coberta.
Recreio e Rafael Arruda deverão receber praças e coberta de quadra.
Também deverá vir muito recurso oriundo do Ministériodas Cidades e Ministério do Turismo. Projeto de revitalização do Alto do Cristo está incluído.
O bairro do Junco deverá ser beneficiado com uma nova modelagem da parte externa do estádio, onde se inclui um calçadão e a abertura da quadra de esportes existente que já está sendo coberta para o uso da coletividade. 
Próxima semana o Prefeito estará em Brasília e ´será acompanhado pelo deputado numa visita aos ministérios.

CRIAÇÃO DO PSD PODE TER PROBLEMAS.


DEU NO SOBRAL DE PRIMA

A vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, acaba de enviar ao TSE um duro parecer contra o PSD. Em 27 páginas, Cureau pede ao tribunal que converta o processo de registro do partido em diligências para apurar várias irregularidades na instrução e constituição da nova legenda. Essas inconsistências podem levar à rejeição do registro do partido.


Uma das principais irregularidades apontadas pelo Ministério Público foi a falta das assinaturas mínimas necessárias de eleitores para se criar a nova legenda. Até o dia 23 de agosto, o PSD só havia comprovado o apoiamento mínimo em três estados: Santa Catarina, Tocantins e Rondônia.

A inclusão de apoios de outros oito estados – Alagoas, Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraná, Acre, Rio de Janeiro e Piauí – só foram feitos bem depois, no dia 1º de setembro, quando o processo já estava sob análise do MP.

(Blog de Lauro Jardim)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

EM SÃO PAULO ESPETACULAR ACIDENTE ENVOLVE 150 CARROS.



Mais de 150 veículos se envolveram na batida em São Bernardo do Campo. Às 17h15, a equipe de reportagem do G1 contou 84 veículos. Pelo menos 80 haviam sido retirados até o horário, segundo a Polícia Rodoviária Estadual. Um caminhão que transportava produtos químicos seguia no sentido litoral. O motorista perdeu o controle, invadiu a pista contrária e provocou o acidente. Às 14h10, uma faixa do sentido São Paulo foi aberta para liberar o tráfego de carros represado. Entretanto, o acesso à rodovia na Baixada Santista permanecia fechado.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Câmara de Maringá rejeita projeto para aumentar número de vereadores


O projeto de lei que sugeria o aumento de 15 para 21 parlamentares na Câmara Municipal de Maringá, no Norte do estado, foi rejeitado nesta terça-feira (13) pelos vereadores. Os parlamentares John Alves (PMDB), Luiz do Postinho (PRP), Manoel Sobrinho (PCdoB) e Mário Verri (PT) votaram pela aprovação do projeto. Eram necessários dez votos.

Durante o período em que o projeto tramitou na Câmara, sindicatos, associações de bairro, associação comercial e clubes de serviços, por exemplo, organizaram manifestações nas ruas de Maringá e convocaram a população para comparecer ao legislativo no dia da votação. A iniciativa deu certo e moradores acompanharam a sessão desta terça-feira com cartazes e camisetas com mensagens contra a ampliação no número de vereadores.

O presidente da Casa, vereador Mário Hossokawa (PMDB), afirmou ao G1 que a pressão popular influenciou para decisão final de alguns parlamentares. Segundo ele, na cidade nunca havia existido uma mobilização como esta.



SÉRIE C JÁ CONHECE OS PRIMEIROS CLASSIFICADOS E REBAIXADOS

No próximo final de semana teremos a última rodada da 1ª fase da série C do Brasileirão. Vários times ainda lutam pela classificação, dentre eles o nosso Guarany.
No entanto um time já estão irremediavelmente rebaixado. No grupo A o Araguaína tem apenas 1 ponto ganho e não tem mais chances de permanecer na série C.

Ainda no Grupo A o Rio Branco do Acre já está classificado e a última rodada decidirá o 2º classificado. O Paissandu com 11 pontos joga em casa contra o Araguaína. No outro jogo o Águia de Marabá com 13 joga contra o Luverdense e se ganhar se classifica deixando o papão da curuzu mais um ano na série C.

No Grupo B o américa de Natal já está classificado. A outra vaga está nas mãos do CRB que joga contra o desequilibrado Fortaleza. Se o fortaleza perder estará rebaixado. Caso o Fortaleza vença, o CRB torcerá por um tropeço do Guarany de Sobral contra o Campinense. Caso o Guarany vença e o CRB tropece quem leva a vaga é o Guarany e quem cai é o campinense.

No grupo C os classificados já são conhecidos. Ipatinga e Brasiliense não podem mais ser alcançados e já comemoram a classificação para a 2ª fase. O macaé tem 5 pontos , joga em Marília e só escapa do rebaixamento se vencer o jogo.

No grupo D, Joinville e Chapecoense também ja garantiram classificação. O Santo André joga contra o Brasil de pelotas e se perder estará rebaixado. Se empatar terá que torcer para a chapecoense golear o Caxias por mais de 3 gols. Nesse caso o rebaixado será o caxias.