Quem sou eu

RADIALISTA PROFISSIONAL. ADVOGADO, VEREADOR DE SOBRAL DESDE 1988. PROMOTOR E ORGANIZADOR DE EVENTOS. ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL. FONE (88) 88835419/ 9213 0766

terça-feira, 29 de junho de 2010

APROVADO O " DIA DO EVANGÉLICO "

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sobral, desta segunda feira que teve uma duração de 4 horas, chamou a atenção um prjeto de autoria do vereador Hermenegildo, que instituía na programação do aniversário de Sobral, o Dia do Evangélico, a ser comemorado no dia 03 de julho.


Durante o tempo destinado as discussões, levantou-se o fato de já haver o dia do evangélico a nível nacional que se comemora no dia 30 de novembro. Como a pressão e até ameaças de se ter o nome divulgados em atos públicos foi muito grande , alguns vereadores cederam e os evangélicos de Sobral terão duas datas no ano para comemorarem seu dia. 03 de julho,o dia municipal e 30 de novembro , o dia nacional do evangélico.


Foi uma sessão atípica. Como o Projeto era do Presidente, tinha evangélico dentro do plenário fotografando tudo, com a equiecência da presidência.


Votaram a favor da data para os evangélicos os vereadores Adaldécio, Itamar Ribeiro, Pedro Aurélio, Zé maria Félix e Jr. Balreira, além do vereador Hermenegildo , que inclusive desempatou a votação.


O artigo que incluía a data nas comemorações do aniversário de Sobral foi rejeitado sob a alegação de ilegalidade, pois feria a constituição.
O Projeto também indicava uma única associação para realizar as comemorações , o que demonstrava o direcionamento do projeto apenas para um grupo de evangélicos, mas o plenário também rejeitou a proposta e qualquer grupo evangélico poderá realizar suas comemorações nesta data.

domingo, 27 de junho de 2010

AS 10 SURPRESAS DAS CONVENÇÕES

Durante este final de Semana tivemos convenções de vários partidos. Vamos tentar enumerar 10 surpresas que marcaram estas convenções.

1- Domingos Filho indicado para vice de Cid.
2- Patricia Sabóia candidata a Deputada Estadual.
3- Marco Prado não aparece como candidato.
4- Thomaz Filho é Federal. Deverá apoiar Cirilo Pimenta para Estadual.
5- Luiziane Lins , presidenta do PT, esqueceu de ir a convençaõ de CID. Acho que ela não aprovou a indicação de Pimentel ao Senado.
6- Ciro em seu discurso esqueceu de citar Pimentel como senador.
7- Patricia Sabóia anuncia apoio à Tasso ao Senado.
8- 03 prefeitos do PSDB na convenção de CID
9 - Vou ver Ciro pedindo para não votar em Tasso???
10 -E eu. o que faço? em quem voto para senador? atendo Cid, Ciro ou Patrícia.

Presidenta do PT falta à Convenção de CID ( êpa ) , mas 03 prefeitos do PSDB comparecem.

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, não escondeu sua revolta com a escolha do presidente da Assembleia, deputado Domingos Filho, para vice-governador na chapa de Cid Gomes. Luizianne Lins não compareceu hoje à convenção que oficializou a candidatura à reeleição do governador Cid Gomes e dos deputados Eunício Oliveira e José Pimentel ao Senado.
Mesmo com o clima de constrangimento, os petistas preferiram afirmar que a união entre Cid-Pimentel está consagrada e todos vão se envolver para reeleger o Governador e assegurar a vitória de Pimentel.
Em contrapartida três prefeitos do PSDB - Junior Tavares (Caridade), Afonso Sampaio (Nova Olinda) e Antonio Dorival (Altaneira) - compareceram à convenção . Quem também estava presente a festa de Cid foi o ex-secretário geral do PSDB e atual secretário de Turismo do Estado, Bismark Maia.
Os quatro tucanos não se intimidaram e nem se esconderam da decisão de desafiar o PSDB e comparecer à convenção do governador Cid Gomes. Acompanharam todos os discursos de cima do palanque montàdo no ginásio do Colégio Evolutivo. Nenhum prefeito se manifestou sobre não apoiar a candidatura do PSDB do deputado Marcos Cals ao Governo cearense.
Já o ex-deputado Bismark Maia deverá pedir desligamento do PSDB sob pena de ser expulso do partido.É o que assegurou um dirigente tucano indignado com o comportamento de Bismark Maia de ficar como "papagaio de pirata" no palanque da convenção por trás do governador Cid Gomes e do deputado federal Ciro Gomes.
cearaagora

Patrícia é candidata a Dep Estadual e diz que vota em TASSO

Durante convenção regional do PDT, no ginásio do Clube Náutico, na avenida Abolição, em Fortaleza, a senadora Patrícia Saboya anunciou que vai votar em Tasso Jereissati (PSDB) para senador. Segundo ela, "ele tem serviços prestados e é um político sério e ético".
Diferente do que era cogitado, a senadora não ira disputadar uma vaga de deputada federal. Ao chegar ao ginásio, Patrícia foi ovacionada e afirmou que vai disputar uma vaga estadual. Para dar força à sua candidatura, a senadora terá Ciro Gomes como um de seus principais cabos eleitorais
Diário do Nordeste

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dnit anuncia restauração da BR-222 no trecho Itapajé-Sobral

A Construtora Delta foi a vencedora da licitação e fará as obras de restauração da BR-222, no trecho Patos -Sobral. Já a Construtora Canter, de Minas Gerais, venceu a licitação para o mesmo trabalho nos trechos Croatá-Itapajé e Itapajé-Patos, nessa mesma rodovia.A restauração, segundo o superintendente estadual do Dnit, Guedes Ceará, é ‘pra ontem’, ou seja, para começar logo, já que a buraqueira predomina há alguns meses por causa de problemas burocráticos agora resolvidos.

COLIGAÇÕES PARA FEDERAL.

Com o fim da crise PSB PT pela vice ou Senado, o novo capítulo passa a ser as coligações proporcionais.
Na minha opinião teremos dentro da coligação de CID , 02 coligaçoes para Dep. Federal. Uma envolvendo os grandes partidos , ou seja PT, PSB e PMDB. A segunda coligação com todos os pequenos que apoiam CID, como PP, PRB, PCdoB, PTB, PDT, PHS, dentre outros.
Na primeira coligação a briga será de gente grande, mas na segunda poderemos não ter surpresas. Deverão ser candidatos os srs.: Chico Lopes , Padre Zé, Eugênio Rabelo, Arnon Bezerra, Caminha, André Figueiredo , Omam Carneiro, podendo aparecer também Patrícia Sabóya. Portanto serão 7 ou 8 que vejo certo destaque para a disputa de 05 ou 06 vagas.
Em Tempo. Essa é minha opinião, mas pode ser que alguém desse 2º bloco queira disputar com a turma da outra coligação que ao meu ver seria suicídio.

PT desiste da vice e vai com CID , Eunício e Pimentel.

A executiva regional do PT do Ceará aprovou na manhã desta sexta, 25, o apoio à reeleição do governador Cid Gomes e as candidaturas de José Pimentel e Eunício Oliveira ao Senado. A desistência da vaga de vice surpreendeu pelo consenso já que a prefeita e presidente petista, Luizianne Lins, insistia em indicar seu ex-secretário de Governo, Valdemir Catanho.
Outra decisão do PT foi transferir a sua convenção para o Colégio Evolutivo, no domingo, 27, junto com o PSB e o PMDB. Nesse sábado, durante o encontro estadual do PT, o presidente nacional José Eduardo Dutra, irá comparecer para respaldar a aliança eleitoral com o governador Cid Gomes e o deputado federal Ciro Gomes.
cearaagora

quinta-feira, 24 de junho de 2010

JOÃO ALBERTO AMPLIA APOIO PARA PRESIDÊNCIA

Quem esteve na Câmara de Sobral hoje pela manhã, percebeu claramente o semblante de alegria do Vereador João Alberto. também não era pra menos. Quando João Alberto lançou sua chapa para presidência, alguns esperavam um confronto com o atual presidente Hermenegildo, ou algo dessa natureza. No entanto o que se viu foi um Joãozinho paz e amor que nem tribuna quis fazer mais. Mesmo tendo 07 votos dos 12 ,João continuou a pedir votos aos amigos vereadores e hoje pela manhã o vereador Luciano Feijão assinou a chapa como apoiador , totalizando 08 vereadores que apoiam a chapa do João.
A tendência agora é a unanimidade, pois não há mais a possibilidade sequer de registro de outra chapa, visto que são necessários 05 integrantes e só restam 04.
Quem ganha com isso é o Poder Legislativo, que poderá ter um presidente eleito sem restrições de nenhum vereador, e quem conhece a administração do João , sabe que ela é pautada pela seriedade e responsabiliade.

MAIS OBRAS PARA CARACARÁ...

No próximo mês o Distrito de Caracará deverá virar um canteiro de obras. Recentemente foi licitado uma adutora que benefiará a localidade de Melado. Hoje pela manhã ocorreu a licitação da reconstrução da rodovia Caracará - Sabonete - Carnaúbas, contornando de volta à sede do Distrito. À tarde ocorrerá mais uma licitação. desta vez serão licitadas duas passagens molhadas: Uma no trecho compreendido entre Carnaúbas e Sabonete e a outra no sangradouro do açude pequeno da localidade de Picada.
TODAS ESSAS OBRAS SERÃO REALIZADAS COM RECURSOS DE EMENDAS DO DEPUTADO FEDERAL PADRE ZÉ.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

ITAMAR RIBEIRO diz que Armando Costa mentiu em seu blog. De novo....

Nesta semana fiquei surpreso com uma matéria postada no blog do Armando Costa, a respeito de uma declaração do vereador Itamar Ribeiro, que nas localidades onde o vereador Adauto votasse em Pe. Zé , o vereador Itamar votaria em Omam. Nas minhas conversas pessoais com o Itamar ele sempre me dizia que apoiaria o candidato oficial da coligação, no caso o Pe. Zé.
Durante a sessão da Câmara de Sobral, toquei no assunto e fui aparteado pelo vereador Itamar Ribeiro, que disparou: ESSA NOTÍCIA NÃO É VERDADE. Realmente tem algumas localidades que há probelmas , mas isso se resolve. "Até o momento não fui comunicado sobre quem será nosso Dep. Federal".
Acho que já está na hora do Armando Costa levar notícias verdadeiras ao conhecimento público e deixar de publicar conversas e fofocas de mesa de bar.

O ARMANDO NÃO TOMA JEITO

Como sempre faço , hoje li atentamente os blogs de Sobral, pois gosto de ficar atento aos acontecimentos. Me surpreendi com a afirmação do ARMANDO COSTA no seu blog em dizer que não reconheço o valoroso trabalho do trânsito em Sobral e que sugeri que nos feriados e após as 22 horas não se multasse em Sobral.
Não sei onde o Armando arrumou essas palavras. Gostaria que o Armando soubesse , que nas duas últimas vezes que agentes de trânsito foram chamados através de concurso foi um pedido meu , ao então prefeito Cid Gomes e no segundo momento ao Leônidas.
Não tenho nada contra os agentes , onde tenho inclusive muitos amigos, mas sempre estarei reclamando quando o excesso for cometido. Quando não houver bom senso.
As multas na praça Quirino Rodrigues , onde inclusive ontem a noite foram pintadas as fachas de pedestres, eu as condenarei sempre . De dia ou de noite. E repito: A prefeitura é que está causando trastorno aos usuários. Reclamei de uma multa naquele logradouro cheio de tapumes, e coincidiu que a multa fora 10 da noite. Mas poderia ter sido as 4 da tarde ou 9 da manhã eu teria reclamado do mesmo jeito. Portanto , meu caro Armando, sei que não lhe convecerei, pois sei dos seus propósitos quando fala bobagens , mentiras, e asneiras mas, eu não reclamei pelo horário e sim pela situação que aquele logradouro se encontra causando transtorno a população.
Quanto aos feriados , nunva falei que liberassem os infratores nesta data . Critiquei o fato de que foi cobrado zona azul dia 31 de dezembro nas proximidades da caixa economica e quem foi multado foi um juiz de Crato, que estava acompanhado do Adv. Dr. Seridó. Tanto é verdade que a multa foi nula. Se você não sabia deste detalhe, fique sabendo.
Quanto a minha postura de vereador e estudante de direito ou até mesmo cidadão, sou conhecedor dos meus direitos e dos direitos e garantias fundamentais da população. Enquanto vereador tentarei zelar por esses direitos , quer o sr. Armando e outros não gostem, seja no trânsito ou em qualquer outra secretaria de Sobral, do Estado , ou até outros órgãos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Nepotismo. STF confirma entendimento do MP de Sobral.

Ao montar sua equipe na presidência do STF em abril deste ano, Cezar Peluso nomeou um casal com base no entendimento de que é legal a contratação de parentes num mesmo órgão se não houver subordinação entre eles. A decisão de Peluso contraria ao menos duas decisões do Conselho Nacional de Justiça, tomadas no ano passado. O STF não é obrigado a seguir a orientação do CNJ.
Quando chegou a orientação do MP na Câmara de Sobral, fui ao Fórum com alguns Vereadores conversar com o Dr. André Barbosa sobre essa súmula vinculante e o entendimento do MP em Sobral. A orientação dada foi exatamente a interpretada pelo ministro Peluso, ou seja, parentes podem ser nomeados no mesmo órgão desde que um não seja chefe ou subordinado ao outro.
Explicando melhor: Um cidadão pode ser chefe de gabinete do Zezão e sua esposa ser chefe de gabinete do Ze Vital. O que não pode é um cidadão ser chefe de gabinete e sua esposa ser auxiliar de serviços. quando os cargos são equiparados não há problema a nomeação de parentes.

CAMPEONATO DE MULTAS EM SOBRAL.

Na semana passada ocupei a tribuna da Câmara para reclamar da falta de bom senso dos agentes de trânsito de Sobral quando da aplicação de multas. Me recordo que na passagem do ano, 31 de dezembro me encontrava no chico Loiola com o advogado Wilson Siridó e o Juiz de Direito de Crato que viera passar o ano em nossa cidade e de repente o citado juíz chega revoltado com uma multa por ter estacionado em local que exigia zona azul. Só que era feriado. Fiquei sem saber o que dizer ao magistrado e liguei para o inspetor Jorge que vendo o problema intercedeu para que as multas aplicadas neste dia fossem nulas.

Todos sabem que a praça Quirino Rodrigues está´em reforma e toda circulada por tapumes, e embora tenhamos a benfeitoria , no momento a obra está causando trastorno para os usuários daquela importante artéria. Mesmo assim , agentes insistem em aplicar multas as 10 da noite nas proximidades, alegando estacionamento sobre passagem de pedestres. Mas como dizer que ali existe passagem de pedestres se a praça está obstruída. Só se o pedestre passar voando.

Esta semana fui procurado por sobralenses , que revoltados me disseram os seus episódios com os agentes. Um estava para defronte sua garagem e estava sendo multado. Ao dizer ao agente que a garagem era sua , não recebeu nem atenção. Então resolveu tirar o carro afastando-o do lugar em 02 metros. Neste momento o agente aplicou-lhe outra multa por dirigir sem cinto . Parece Cômico.
Outra pessoa que me procurou , no caso o Rondineli, me disse que estava na calçada com familiares quando sua tia lhe pediu para botar sua moto que estava estacionada em frente para dentro de casa. Rondineli me disse que no momento que empurrava a moto foi abordado por agentes de trânsito que lhe pediram os documentos. Embora alegando que não estava dirigindo, recebeu 03 multas. O curioso é que as multas foram registradas por 02 agentes de transito diferentes ao mesmo tempo, ou seja , 02 multas por um agente e a outra pelo outro agente.
Na foto acima vemos 04 motos estacionadas defronte a casa girão num domingo e aparecem 04 agentes de trânsito para multá-los. Parece uma disputa entre agentes para ver quem multa mais.
Na terça feira o vereador Zé Maria Félix, ocupou a tribuna e rebateu as críticas. Segundo o vereador, Sobral tem que ter mais agentes de trânsito.
Olha, eu até concordo que devemos ter mais agentes de trânsito. Também não estou pedindo para deixarem de multar. Só peço bom senso. Multar as 10 da noite numa rua que a prefeitura está causando trantorno é irrazoável. Considero agente como um juiz de futebol. Tem faltas que merecem apenas serem marcadas, ou seja orientadas. Outras merecem cartão amarelo , ( infração leve) e outras merecem até vermelho ( infração grave ). É o princípio do bom senso. Acho que não é demais pedir esse comportamento aos agentes. Sabemos que temos bons agentes, mas os que estão cometendo excesso merecem ser repreendidos.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

ITAMAR RIBEIRO PODERÁ VOTAR EM CANDIDATO DE TASSO

Tem blogueiro em Sobral que leva para o conhecimento de todos conversas de bares. Na minha opinião isto não deveria ser feito pois quando se toma umas e outras pode se dizer alguma brincadeira, algo para descontrair ou até falar algo impensado.
Durante uns festejos neste final de semana , comentam os blogs que Itamar Ribeiro não votará em suas regiões em candidatos que o vereador ADAUTO ARRUDA votar. O curioso é que Adauto deverá votar em CID GOMES para governador , então interpreta-se que Itamar Ribeiro não votará em Cid Gomes.
Galera.... pensem duas vezes antes de noticiar fofocas..... ainda tem gente intelgente neste mundo.

domingo, 20 de junho de 2010

PP com CID para viver ou morrer.


Em toda essa incerteza de coligações para eleger o futuro governador, o PP do Pe. Zé deixa o governador Cid Gomes um pouco aliviado.
"O governador me perguntou: ´como é, nós estamos juntos?´ Eu disse: para morrer ou para viver", disse o deputado, durante essa semana
Segundo o parlamentar, o PP foi convidado a assinar um documento, que já estava referendado por outros partidos, declarando apoio à reeleição do governador Cid e à candidatura ao Senado do deputado Eunício Oliveira (PMDB). A ligação a ele foi feita, segundo disse, pelo governador que estava na companhia do deputado Eunício..
Esse documento não foi assinado por PT nem PSDB.
Alívio também para o prefeito de Sobral, que tem em Pe. Zé seu maior aliado no que diz respeito a recursos em Brasília. Ao contrário do que o blogueiro BENÉ FERNANDES disse, as obras enviadas a Sobral pelo Pe. Zé não são para beneficiar apenas Zezão e Adauto. Acho que está faltando sinceridade e ética no Bené. Que o Bené tenha seu candidato, tudo bem, mas negar o trabalho de Pe. Zé por Sobral é algo insensato.
Até o final do mês, mais recursos serão liberados, mas obras serão anunciadas. Sei que o Bené não vai gostar dessas informações , mas Sobral agradece penhoradamente ao Pe. Zé.

sábado, 19 de junho de 2010

PSDB pode lançar Tasso à Governador.

O confuso desfecho das chapas que irão concorrer a sucessão estadual parece não estar agradando muito ao PSB. Com a viagem de CID à Àfrica do Sul num momento totalmente inadequado, líderes do partido tentaram sem sucesso uma reunião com todos os partidos aliados. Digo sem sucesso porque o principal coadjuvante , no caso o PT, não comparecu e parece não arredar da decisão de indicar o vice e uma vaga no senado.
O PSDB já deu seu recado que não espera mais a banca do PT e a omissão do PSB e resolveu lançar candidatura própria.
Com essa demora, a angústia começa a tomar conta dos pré-candidatos a deputado estadual e federal. Como ficam as alianças proporcionais?
Segundo informações nessa reunião, Ciro não compareceu e teria dito que não vai mais tratar de política no estado do Ceará, devido a situação de confronto com o partido de Tasso. Ontem no site Cearaagora chegou a informação que na terça feira(11´horas) o PSDB lançará oficialmente o candidato a Governo. E não se enganem se o candidato for Tasso Jereissati.
O nome do candidato deveria ter saído ontem, no entanto, o adiamento da oficialização do candidato do PSDB até na terça, gerou uma expectativa sobre o surgimento de um fato novo que pode mudar por completo o quadro eleitoral no Ceará. Seria o lançamento da candidatura do senador Tasso Jereissati ao Governo e não mais como candidato à reeleição ao Senado. Pelo menos esse o desejo de dezenas de tucanos que sonham com o sim de Tasso para a disputa a governador. Tasso, por enquanto, mantém-se candidato a senador.
Embora ainda sem crer nesse rompimento, Com Cid na África do Sul, esse desfecho está longe de ter um final feliz entre as pessoas que realmete fizeram o Ceará crescer, no caso Tasso e Cid. Enquanto isso o PT , partido que detém o governo federal e acha que pode tudo, ( quer a vice e o senado ) que foi o verdadeiro causador desse rompimento, comemora a ida do estaleiro para Pernambuco , causando um prejuízo inimaginável para nosso Estado, principalmente no que diz respeito à geração de emprego, num momento onde a busca ao seguro desemprego crfesceu 20% no Ceará.
Será que não existe mais nimguém em comum para resolver este problema com um diálogo pacificador entre o PSB e o PSDB? O Ceará agradeceria.

OBRAS PELO CEARÁ.

Ontem, sábado, acompanhei a caravana do PP, liderada pelo dep. José Linhares aos municípios de Nova Russas e Poranga em visitas aos corregilionários locais. Durante o percurso de ida pelo Ipú e volta por Santa Quitéria, fiquei surpreso com a quantidade de obras do Governo do Estado nestas regiões. É simplesmente impressionante.... Posto da CPRV, estradas, escolas, praças, quadra de esportes...
No município de Ipú , que inclusive o prefeito Sàvio Pontes foi vítimas de muitas acusações na assembléia e em blogs de Sobral, notei exatamente o contrário. Uma grande avenida , tipo a pericentral, com custo aproximado de 10 milhões de reais; venda dos pontos do mercado assim como foi feito em Sobral, com prioridade para quem está dentro do ponto; e investimento pesado na saúde impressionam à quem conhece as dificuldades de se manter um programa de saúde compatível com que o município merece.
Fui informado que inclusive renomados médicos sobralenses especialistas em doenças do coração e varises, prestam serviços ao município de Ipú.
Curioso como sou perguntei a populares o porque das denúncias do Dep. Moésio Loiola contra Sávio Pontes e entendi o porquê. O adversário de Sávio no Ipú, no caso seu tio TORRIM , que apoiava Marcos Cals, agora vai apoiar Moésio para Dep. estadual, e eatá usando o Dep. como metralhadora na assembléia para tentar derrubar sua popularidade.
De qualquer maneira , as adiministrações públicas dessas regiões estão de parabéns. È a responsabilidade fiscal dando resultado e claro a fiscalização popular fazendo os prefeitos trabalharem.

Prefeita do PT confirma: nada de estaleiro em Fortaleza.

Pela primeira vez o governador Cid Gomes (PSB) falou sobre a perda do estaleiro Promar Ceará, que viria para o Estado. Ele lamentou a confirmação, anunciada pela prefeita Luizianne Lins (PT) na última quinta-feira, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em entrevista exclusiva ao jornal O POVO em Joanesburgo, onde está em viagem para uma série de reuniões com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) sobre a organização da Copa do Mundo de 2014, Cid avaliou que a perda para a economia cearense foi “irreparável”.
“O dano de a gente ter lutado por isso durante dois anos não vai ser remediado. Foi uma perda irreparável”, declarou o governador, em entrevista no hotel em que está hospedado, um dia após a chegada à África do Sul, onde ficará até o próximo dia 24. “Sempre considerei a indústria naval uma vocação importante para o Brasil e uma área em que nós (Ceará) poderíamos nos credenciar. Infelizmente perdemos uma grande batalha”, reforçou.

A confirmação de que o estaleiro Promar Ceará não será instalado em Fortaleza gerou várias críticas à prefeita Luizianne Lins. Até o vice-líder do Governo na Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB), que se manteve distante da discussão sobre o empreendimento, se pronunciou ontem, reprovando a decisão de Luizianne Lins.

Roberto Cláudio diz que é com "profunda decepção e grande frustração" que vê o desfecho desse debate e pontua que perdemos com a não instalação do estaleiro, a possibilidade concreta de gerar 1200 empregos diretos e mais de três mil indiretos. "Não consigo compreender as motivações que levaram a abrir mão de um investimento como esse que não cai do céu", destaca.

Fonte . Jornal O Povo e diario do nordeste

.

Nessa batalha o PT derrotou CID. e de quebra derrotou centenas de cearenses que iriam se empregar. Nossa.... será que o PT está mudando sua ideologia.

CID ainda sem vice. PSDB lança o vice.

Depois de muitas de conversas particulares com o governador Tasso Jereissate, o radialista Paulo Oliveira, de 60 anos, foi anunciado no início da tarde deste sábado,19, como canditado a vice-governador pelo PSDB.
O nome do candidato ao Governo do Estado pelo PSDB será definido ainda neste sábado, 19. Os deputados Marcos Carls, Luis Pontes e Cirilo Pimenta estão reunidos com o senador Tasso Jeirassete para decidir qual deles será indicado pela cupula para concorrer como candidato ao Governo ao lado do vice, já indicado, Paulo Oliveira.

SUCESSÃO ESTADUAL. Poucos cargos para muita gente.

Sei que quando se é político é muito difícil dar uma opinião sobre uma questão que envlve partidos políticos , como é o caso da sucessão estadual. Ouço as vezes pela rua ou pela faculdade que a postura do Governador Cid nessa negociação não seria razoável. Uns dizem que o PT deveria ser chutado em benefício do PSDB de Tasso e outros dizem que o aliado deve ser o Pt em detrimento ao PSDB.
Ontem na Assembléia Legislativa , teve uma reunião e apareceu um manifesto de 15 partidos que deram carta branca ao Governador Cid para decidir o arco de alianças seja ele qual for. PT e PSDB não fazem parte deste manifesto. Na minha opinião se o PSDB não quer sentar-se à mesa de negociação que lance seu candidato. E o que dizer do PT. Ora, se o PT quer a vice e o Senado, que lance ta,bém um candidato e fique com o cargo de Governador , Vice e dois senadores.
Acredito que o Governador Cid, com o tempo de política que tem, já é bem grandinho para estar sendo desprezado principalmente pelo PT.
Aliás , por falar em PT, dizem que o Governador de Pernambuco vai dar um título de Cidadã Pernambucana à Luiziane Lins, que travou o Estaleiro em Fortaleza e ele deve ir para Pernambuco, Estado do Presidente Lula. Cerca de 1.200 empregos diretos foram retirados dos cearenses pela postura da prefeita , que deveria estar zelando por geranção de emprego. Aliás este mote certamente deverá ser usado pélo PSDB contra o PT no Ceará.
Finalizando, que Cid lance sua chapa com seua aliados, e deixe o PT e o PSDB lançarem as suas.
Cabe ao povo do Ceará decidir quem irá nos governar pelos próximos 04 anos.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Líderes do PSB sobralense confirmam a candidatura de JOÃO ALBERTO.

Após o registro da chapa que irá concorrer a renovação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sobral, com João Alberto na prsidência, muito se comentou sobre o possível registro de outra chapa, ou que a direção do PSB sobralense poderia intervir para reverter o quadro.
No entanto o que se nota é exatamente o contrário. Tudo quieto. João Alberto virou o Joãozinho paz e amor e dentro das qualidades de articulador que lhe são peculiares já se ouve pela Câmara que a direção do PSB , bem como o Prefeito Leônidas Cristino aprovaram o nome e pedirão aos demais integrantes do partido que aceitem a decisão da maioria dos Vereadores que compõem a Casa do Povo.
Ao contrário do que muita gente previa , o nome de João Alberto é um nome conciliador, já que o PSB tinha 05 candidatos ( Ze Vital, João Alberto, L. Feijão, Itamar e Adaldécio), e não havia consenso, além de ser Vereador experiente e tido como linha dura no que diz respeito á parte adiministrativa da Câmara.
Na minha opinião o Poder Legislativo sobralense e consequentemente a cidade de Sobral ganharão muito com o nome de João Alberto na presidência da Casa.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

PT do Maranhâo vai ao TSE para não apoiar PMDB.

Filiados e dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão ajuizaram Mandado de Segurança, com pedido de liminar, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para anular resolução do diretório nacional do PT, editada no último dia 11 de junho, que decidiu pela aliança entre o partido e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) nas eleições majoritárias para o governo do estado em 2010, indicando Roseana Sarney como candidata, “contrariando o entendimento já firmado em anterior encontro partidário realizado no estado”.
Os filiados e dirigentes do PT alegam que participaram como delegados do encontro partidário que, anteriormente, deliberou pela coligação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), tendo como candidato a governador o deputado federal Flávio Dino( PCdoB). No pedido, eles afirmam que o órgão nacional de direção do PT “resolveu ignorar deliberação da instância regional e aprovar uma coligação estadual majoritária.
Fonte TSE
MEU PITACO. O PCdoB sempre apoiou o governo Lula. Até se confunde ideologicamente com o PT. Na oportunidade que o PCdoB tem para eleger um governador , fato decidido em convenção pelos petistas maranhenses, eis que chega o diretório nacional e obriga o PT do Maranhão a apoiar a candidatura de Roseana Sarney.( PMDB). E ainda dizem que existe autonomia nos diretórios municipais. balela total.

TASSO se diz decepcionado com CID.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) tenta segurar a irritação. Perguntado pelo Poder Online se se sente traído pelo fato de o governador Cid Gomes (PSB) ter rompido o acordo com ele — e fechado uma chapa com o PT indicando José Pimentel como candidato ao Senado — Tasso responde que “a palavra não é bem ‘traído’ “.E qual é?– Com certeza é uma grande decepção — explica no vídeo abaixo.Em tempo: Tasso é candidato ao Senado. Cid é irmão de Ciro Gomes, sua cria política e, até então, seu maior aliado no Estado. Por conta do rompimento do acordo, o senador conta que, agora, o PSDB lançará candidato próprio a governador, contra Cid. E alfineta o governo:
– Os rumos no Estado do Ceará estão mal traçados.


video

Em Sobral, muitas são as pessoas que dizem que essa tempestade passa. Que breve Ciro, Cid e Tasso sentar-se-ão à mesa e fecharão um acordo que a meu ver só quem ganha é o Estado do Ceará. Cid Governador , sem apoio do PSDB na assembléia temo pela ingovernabilidade, o que prejudicará o estado no Cenário Nacional. E o que dizer do Senado sem Tasso? O prejuízo não é só político. È intelectual também. Tasso é importante para o Ceará e para o Brasil.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

CRISE NO PMDB. ANÍBAL AMEAÇA NÃO VOTAR EM EUNÍCIO.

Esta semana não está sendo muito proveitosa para o PMDB. Depois do anúncio dos prefeitos de Itarema e de Iguatu , que apoiam o Governador Cid Gomes e para o Senado votarão em Tasso e Pimentel em detrimento à Eunício, a reação do PMDB foi imediata. Segundo o site Cearaagora os diretórios foram extintos.
A atitude do diretório regional do PMDB do Ceará de enquadrar os prefeitos de Itarema - Roberto Monteiro , e de Iguatu - Agenor Neto por não apoiarem a candidatura do deputado federal Eunício Oliveira pode ter sido um grave erro. A ameaça de expulsão dos dois prefeitos do PMDB irritou profundamente ao deputado federal Aníbal Gomes, hoje um dos parlamentares mais influentes no Estado e candidato a ser o mais votado nas eleições de outubro para a Câmara.
Aníbal Gomes conversou com o portal CearaAgora na noite desta quarta. Disse que havia sido avisado da extinção do diretório municipal de Itarema pelo prefeito Roberto Monteiro. "Não houve respeito da direção, do deputado Eunício em me avisar do fato". E completou: "vou ficar acompanhando esse processo, mas com certeza não é assim que Eunício irá conquistar votos para se eleger senador pelo Ceará".
A solidariedade do deputado Aníbal Gomes com os dois prefeitos do PMDB ameaçados de expulsão, segundo declarou hoje o vice-presidente do partido, empresário Gaudêncio Lucena ao Blog do Eliomar, pode ser devastadora aos interesses eleitorais do deputado Eunício Oliveira. Se Eunício e o PMDB não recuarem dessas medidas drásticas contra o prefeito Roberto Monteiro e Agenor Neto, Aníbal pode pedir que seus aliados deixem o partido e o próprio Aníbal pode anunciar que também não irá apoiar a candidatura de Eunício ao Senado.
Fonte. Cearaagora

terça-feira, 15 de junho de 2010

JOÃO ALBERTO CONSEGUE 07 VOTOS e REGISTRA CHAPA.



O Vereador João Alberto Adeodato Jr., estrategista como sempre recebeu o apoio dos adeptos de Zé Vital , que desistiu da candidatura e rapidamente conseguiu o tão sonhado 7º voto para presidente da Câmara de Sobral. João Alberto , Zé Vital, Zezão e o suplente Rogério Arruda compareceram ao setor de protocolo às 10.00 desta terça feira efizeram o registro da Chapa que tem a seguinte composição:

Presidente................João Alberto Adeodato Jr.

Vice...........................Marco Antonio Barroso Prado

2º Vice...................... Adauto Izidoro Arruda

1º Secretário........... Paulo Cesar Lopes Vasconcelos

2º Secretário........... Vicente de Paulo Albuquerque
Também subscreveram a chapa , os Vereadores Zezão e Zé Vital, que não farão parte da chapa.

A eleição para renovação da Mesa diretora está marcada para o 1º sábado de setembro.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

ROMPIMENTO CONFIRMADO. PSDB LANÇA CANDIDATO NA SEGUNDA


O rompimento do PSDB com o governador Cid Gomes foi confirmado hoje durante encontro de três horas do senador Tasso Jereissati com 45 prefeitos. Tasso aproveitou a reunião para anunciar que até segunda,21, o PSDB estará lançando o candidato do partido ao Governo do Ceará. O instituto Ibope já foi contratado para fazer uma pesquisa com vários cenários eleitorais que vão definir o melhor nome. Há dois fortes candidatos: o deputado estadual Marcos Cals e o empresário Beto Studart.
A conversa de Tasso com os prefeitos retratou os últimos acontecimentos da política cearense. Sem esconder seu sentimento de ter sido traído pelo governador Cid Gomes e também por seu amigo, deputado federal Ciro Gomes, Tasso disse que "a coragem da família Ferreira Gomes acabou no dia em que Lula(presidente) desembarcou no Ceará(no dia 8 de junho)".
Tasso explicou aos prefeitos que procurou Cid Gomes para negociar os termos da aliança eleitoral do PSDB com o PSB. Primeiro, contou Tasso, Cid pediu que aguardássemos o retorno de Ciro do exterior. Depois, sugeriu que esperasse sua volta da Copa do Mundo. Sem uma definição eleitoral e com o tempo passando, Tasso disse que resolveu cobrar uma decisão do governador Cid Gomes.
Para surpresa de Tasso, segundo contou aos prefeitos, o governador Cid Gomes não atendia as ligações e nem retornava os telefonemas. Constatado esse fato, Tasso afirmou que resolveu telefonar para o seu amigo, deputado federal Ciro Gomes. Mas, o estranho disse Tasso, é que Ciro também não me deu nenhum retorno. "Agora quem manda é o Ivo".
Sem esconder sua revolta, o senador Tasso Jereissati aproveitou a reunião com os prefeitos para fazer um desabafo. Declarou que no momento oportuno irá provar porque " Ciro Gomes não é um homem de palavra". Não quis dar detalhes dessa forte declaração que revela o estremecimento não apenas político mas também pessoal de Tasso e de Ciro Gomes, numa amizade de 24 anos que está trincada pelo que sentiram todos os prefeitos presentes ao escritório do senador .
FONTE. CEARAAGORA

PRESSÃO SOBRE CID. AGORA É O PT.

Depois do Dep. Ivo Gomes mandar alguns petistas tomar maracugina e posteriormente o próprio governador Cid Gomes dizer que não aceita trabalhar sob pressão em alusão à pressa do PSDB em definir o arco de alianças , neste final de semana o PT voltou a carga e a prefeita Luiziane Lins quer reunião urgente para hoje a fim de discutir os últimos acontecimentos políticos, em especial as declarações do deputado federal Ciro Gomes que disse que vai intervir para trazer o PSDB de Tasso para a aliança e da manifestação da maioria do PSB se manifestar em prol da aliança ser PSB, PT, mas também a preferência destes pela candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati, em detrimento da candidatura de José Pimentel para o Senado.
Indagada se, em virtude do cenário de indefinição, o PT poderá adiar seu Encontro Estadual, marcado para o próximo sábado (19), Luizianne disse que quer discutir os cenários e ver as possibilidades. A princípio, o encontro, que pretende ratificar a posição do PT em torno os nomes do vice-governador na chapa do governador Cid Gomes (PSB) e a pré-candidatura do deputado federal José Pimentel para o Senado Federal, não é de tal indicativo. "Espero que não. Mas vamos aguardar o governador chamar o PT parta conversar", destacou.
(fonte- Diário do Nordeste )

MINISTRO AUTORIZA RECUPERAÇÃO ITAPAJÉ-PATOS

Ainda não é o ideal, muito menos o que o usuário da BR 222 queria, mas já é um começo. Neste final de semana, durante a cerimônia de inauguração da ponte da sabiaguaba em Fortaleza, o ministro Paulo Sérgio Passos assinou ordens de serviço para a duplicação do Anel Viário do Contorno de Fortaleza, no valor de R$ 188 milhões; e para a restauração da BR-222 entre os quilômetros 122 e 179 (trecho Itapajé-Patos), ao custo de R$ 90 milhões;

sábado, 12 de junho de 2010

PETISTA PRESO COM ARMA NO AEROPORTO DE FORTALEZA

O secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Juazeiro do Norte, Rafael Apolinário, foi preso, na tarde deste sábado, em Fortaleza, por porte ilegal de arma. Apolinário embarcaria para Juazeiro do Norte no Aeroporto Internacional Pinto Martins quando foi flagrado com uma pistola. O flagrante aconteceu no sistema de vistoria que detecta o transporte de aparelho ou objetos metálicos na área de embarque.
Ao ser abordado por policiais federais, Apolinário disse que a arma não era de sua propriedade e teve que ser conduzido à Superintendência da Polícia Federal, na Avenida Borges de Melo, em Fortaleza. A prisão de Apolinário é mais uma dor de cabeça para o prefeito Manoel Santana (PT), que, neste final de semana, é destaque na Revista Veja com o caso de tortura do jornalista Gilvan Luis.
O secretário Rafael Apolinário presta neste momento depoimento na Polícia Federal. O vereador Ronas Moto, integrante de base de apoio político e administrativo de Manoel Santana, que, também, embarcaria para Juazeiro do Norte, decidiu cancelar a sua viagem para prestar solidariedade a Apolinário. A Polícia Federal recebe, neste momento, explicações de Apolinário sobre a origem e propriedade da arma.

PMDB oficializa TEMER como vice de DILMA

O PMDB oficializou neste sábado (12) durante a convenção nacional do partido a candidatura do deputado Michel Temer (SP) a vice na chapa da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Foi derrotada a ala do partido liderada pelo senador Pedro Simon (RS) que defendia candidatura própria à sucessão presidencial.
Temer obteve 560 dos 660 votos apurados. O ex-governador do Paraná Roberto Requião e Antônio Pedreira, do PMDB do Distrito Federal, que pleiteavam a vaga para disputar a Presidência em uma candidatura própria do partido, obtiveram, respectivamente, 95 e 4 votos

ENCERRADA CONVENÇÃO DO PSDB

Terminou agora há pouco a convenção nacional do PSDB , realizada em Salvador, que homologou a candidatura de José Serra à Presidência. Aécio Neves esteve presente e coube a Aécio a missão de chamar Zé Serra para fazer seu discurso e disse " Venha, Serra, Futuro Presidente do Brasil " sob os aplausos dos presentes.
O Tucano disse não ter 'esquadrões de militantes pagos com dinheiro público'.Ele afirmou que Congresso é para debate e não uma 'arena de mensalões'.
Em outro momento, fez referência indireta ao presidente Lula utilizando o exemplo de outro Luiz, o rei francês iluminista Luis XIV.
"O tempo dos chefes de governo que acreditavam personificar o Estado ficou para trás há mais de 300 anos. Luis XIV achava que o estado era ele. Nas democracias e no Brasil não há lugar para luises assim". Antes dele, o ex-governador mineiro Aécio Neves disse, em seu discurso na convenção, que o país não foi a "construção solitária de um messias".
Em relação a Dilma, o tucano disse que não caiu de "paraquedas" na política e avisou: "comigo, vocês não vão ter surpresas". "Tenho uma cara só", disse.
Fonte G1.com

TASSO, EUNÍCIO e PIMENTEL. QUEM FEZ ALGUMA COISA POR SOBRAL.

Á se confirmar as candidaturas de Tasso, Eunício e Pimentel para o Senado, o eleitor sobralense, deve se manifestar procurando saber qual deles têm serviços prestados à Sobral e nossa região.
Disparadamente, aparece como 1ª opção o Senador Tasso Jereissati. Tasso, quando governador fez uma importante parceria com o então Prefeito Cid Gomes, e grandes obras estruturantes fizeram de Cid um dos melhores prefeitos do Brasil, inclusive respaldando-o para a disputa do Governo Estadual.
Pimentel Barroso , enquanto Ministro da Previdência deu também uma olhadinha para Sobral, fazendo uma reforma no prédio do INSS , que presta relevantes serviços á população mais carente e que merecia ser tratada com mais dignidade. Também não podemos esquecer que foi com o prestígio de Pimentel que hoje Sobral tem o curso de Direito na Faculdade Luciano Feijão.
Eunício Oliveira aparece como fruto de um acordo enre Cid e o Pmdb. Na eleição de Cid , Eunício o apoiou em troca desta vaga no Senado. Para Sobral , não conheço nenhum trabalho de Eunício, mas para não ser injusto gostaria que alguém que soubesse me mandasse um e-mail para zezao@sobral.org.
Portanto na minha ótica, os sobralenses deveriam votar em Tasso e Pimentel.
Mas como a política é dinâmica , vamos aguardar quem serão os indicados pelos líderes políticos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

PMDB PODE TER CANDIDATO A PRESIDENTE.

O Ex-governador do Paraná, Roberto Requião e Antonio Pedreira que já foi candidato a presidente pelo antigo PPB , registraram no PMDB seus nomes para a disputa presidencial deste ano.
A convenção do Partido, marcada para este sábado, dia 12, teria apenas uma chapa, ou seja a indicação de Michel Temmer para vice de Dilma.
Michel Temmer, que é presidente do PMDB, não criou problema para registrar os nomes dos postulantes.
Com a mudança de planos de última hora, na votação de amanhã, na Convenção Nacional, serão distribuídas duas e não apenas uma cédula. Em uma, haverá o nome do deputado Michel Temer para ser indicado a vice na coligação PT-PMDB. Na outra cédula, a opção da candidatura própria e a opção de ser Requião ou Pedreira o candidato.
Terão direito a voto, entre senadores, deputados, membros do Diretório Nacional e delegados, 569 convencionais. Alguns deles têm direito a mais de um voto porque acumulam cargos dentro da legenda. Ao todo, portanto, serão 804 votos. A convenção começa às 9h, em Brasília.

Rompimento CID e TASSO. QUENTINHA


O senador Tasso Jereissati esteve na tarde desta sexta-feira (11) na região do Cariri e reafirmou o desejo do PSDB-CE de lançar candidato próprio ao governo do Ceará.
O tucano disse ainda que o partido procura um nome novo para acabar com o processo político, chamado por ele de "hegemônico", instalado no ceará.
O governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou que não aceita pressões externas e que a definição das alianças só irá acontecer após a reunião do PSB-CE, marcada para o dia 20. Ainda assim, Cid reiterou que ainda vai conversar com os tucanos.


VEREADOR ENTREGA TELEVISÃO PARA PRAÇA DO DISTRITO DE PATOS

Enoq Filho, Socorrinha ( ag. local ) , Zezão e jovens aguardando a TV.
Frank e Libaneza ajustando a TV
Pode até parecer coisa do século passado, mas em nosso município ainda existem jovens que dependem de uma TV pública para assistir alguns entretenimentos, futebol, novelas, etc.
No Distrito de Patos a falta da TV ( a existente pifou ) estava deixando algumas pessoas sem aquela velha saidinha à noite para ir na praça soltar conversa e assistir Tv.
Ontem , dia 10 de junho , O vereador Zezão esteve na praça do Distrito de Patos , juntamente com a Agente Local, Socorrinha e os técnicos Frank e Libaneza , onde fizeram a entrega a comunidade de uma TV e um receptor de parabólica novinhos. Agora a população do Distrito , que não dispõe de TV, vai poder assistir a Copa tranquilamente , na pracinha do Distrito.
Além do Distrito de Patos, Zezão entregou uma parabólica novinha para o Distrito de Bilheira , além de um receptor tipo transmissor para o Distrito de Caracará. Isso mostra o pretígio que o Vereador detém junto ao Prefeito Leônidas Cristino.




quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pe. Zé Libera mais R$ 2.544.800,00 para Sobral.

Nesta semana, o Deputado José Linhares conseguiu o empenho de recursos para vários municípios do Ceará. Sobral foi beneficiada com R$ 2.544.800,00, sendo R$ 789.800,00 para Construção de Pavimentação em Pedra Tosca e Revestimento Asfáltico em Ruas e Avenidas no Município de Sobral/CE e R$ 1.755.000,00 para Construção de Praça no Entorno da Quadra Poliesportiva no bairro Cohab III, Re forma da Praça da Igreja Coração de Jesus e Revitalização da Praça da Igreja da Sé - Igreja Matriz, no Município de Sobral/CE.
No total foram liberados R$ 3.692.130,00 para o Ceará, pelos Ministérios das Cidades e do Turismo. Neste momento, as prefeituras devem procurar a CAIXA ECONOMICA FEDERAL para a celebração de convênio e início das obras, antes do período eleitora.

É o Padre Zé fazendo mais por Sobral e pelo Ceará!

Vereador rebate ofensas à Pe. Zé.

Depois de um mês afastado da Câmara para tratar de assuntos particulares, retornei nesta segunda feira e ontem ocupei a tribuna da Câmara para elogiar o Dep. Pe. Zé, pela forma como nos trata quando necessitamos de seus préstimos e vamos à Brasília. O Dep. coloca toda a sua estrutura de gabinete à nossa disposição, para que possamos resolver as demandas necessárias ao nosso desempenho aqui na Câmara de Sobral.
Enalteci a postura como nosso Deputado trabalha junto aos ministérios angariando recursos para nossa cidade e elogiei a parceria com o Prefeito Leônidas Cristino, que tem rendido muitos frutos para Sobral.
Durante meu discurso, fiz um comentário acerca das críticas que o Pe. Zé vem recebendo de alguns blogueiros. Algumas até ofensivas. Não pedi que ninguém elogiasse o Pe. Zé. Apenas que revissem suas práticas corriqueiras de ataques e ofensas pessoais , que ao meu ver são indevidas.
Lí hoje cedo, como sempre leio, o blog do amigo Bené Fernandes, e me assustei quando ví o que o Bené escreveu. Segundo o blogueiro , "na opinião do Vereador Zezão, a imprensa é obrigada a elogiar o Pe Zé.[...]tudo na base do 0800[...]."
Devo esclarecer ao amigo Bené, que lhe informaram errado. Em momento algum do meu discurso eu falei que a imprensa tinha obrigação de elogiar o Pe. Zé. Muito pelo contrário, pedi a compreensão dos amigos blogueiros para em suas críticas sem fundamentos, não atingirem a honra e a integridade de qualquer que seja o cidadão. E o Pe. Zé vem sendo criticado, ao meu ver, injustamente.
Quanto a questão do 0800, e para quem não sabe significa dinheiro, pagar para ser noticiado, não entendi a postura do Bené. Não toquei nesse assunto. Sei que o Pe. Zé. tem alguns radialistas pagos para dar suas notícias. Se mais algum radialista ou blogueiro quer ser incluído na lista, deve procurar a assessoria do Deputado aqui em Sobral que certamente será bem recebido. Sou contra é criticar para ser chamado a receber para se calar. Acho que o Bené pisou na bola com esse raciocínio. O blog do Bené é muito rico em notícias , mas me desculpem , dizer abertamente que para ser noticiado precisa pagar é coisa de t........ . Desculpem a franqueza.

terça-feira, 8 de junho de 2010

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

A Comissão de Juristas encarregada de elaborar o anteprojeto do novo Código de Processo Civil entregou-o nesta terça-feira (8) ao presidente do Senado, José Sarney, em cerimônia no Salão Nobre. Sarney prometeu tentar sensibilizar os líderes partidários para votar a proposição até o fim deste ano.
O texto vai ser debatido em audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (9), mas sua tramitação se dará em comissão especial, conforme estabelece o Regimento Interno. O mais provável é que Sarney apresente o projeto como de sua autoria. Depois de lida em Plenário, a matéria seguirá para a comissão especial. Depois de aprovada, voltará ao Plenário e daí seguirá para a Câmara dos Deputados.
Entenda o que é o Código de Processo Civil.
O Código de Processo Civil (CPC, Lei nº 5.589, de 11 de janeiro de 1973) contém todas as normas estritamente relacionadas aos processos judiciais de natureza civil. Ou seja, aqueles fora dos âmbitos penal, tributário, trabalhista e eleitoral, entre outros. O CPC abrange os prazos e recursos cabíveis e a forma como os juízes e as partes devem se conduzir no curso de uma ação civil por perdas e danos, por exemplo: a que moveria um locatário contra um inquilino, ou alguém que teve seu apartamento danificado por um vizinho.

Não se deve confundir o CPC com o Código Civil Brasileiro (Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002), que é o conjunto de normas reguladoras dos direitos e obrigações, no âmbito privado, relativas às pessoas, aos bens e às suas relações. No Código Civil estão abrigadas as regras de procedimento nas relações de natureza civil. Já o CPC regula o que acontece nos tribunais envolvendo um processo de natureza civil.

O Direito Civil abrange também as demandas relacionadas à família e engloba o chamado “Direito das Coisas”, relacionado aos bens, às heranças e aos contratos entre cidadãos, ou àqueles de natureza comercial ou empresarial.
Fonte ( Ag. Senado)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

PP de Sobral de cara nova

Com mandato expirado no último dia 23 de maio, a Comissão Provisória Municipal do Partido Progressista de Sobral foi renovada. O médico anestesiologista Dr. Vicente Pontes Carvalho foi indicado para presidir a agremiação, substituindo o senhor Agostinho Cavalcante Rocha que transfere a direção partidária, mas não abandona os ideais progressistas.
Em Sobral a Comissão do PP é formada por doze membros sendo nove titulares: Vicente Pontes Carvalho (Presidente), José Ozani de Andrade Aragão (Tesoureiro) e os membros José Lúcio Ribeiro, Maria Juraci Neves Duarte, Osmany Mendes Parente, Francisco Agenor Andrade Júnior, Vereador José Crisóstomo Barroso Ibiapina (Líder do Partido na Câmara), Vereador Adauto Izidoro Arruda, Joaquim Barreto Lima Filho e três suplentes: Lúcia Maria de Vasconcelos Rocha, Almino Rocha Filho e Antonia Francineusa Barbosa Ribeiro.
A Comissão Provisória é um órgão de direção e de ação para todos os efeitos estatutários e legais, designada pela Executiva Estadual para dirigir as Convenções destinadas a eleger os Diretórios Municipais e tem vigência de seis meses.

domingo, 6 de junho de 2010

O dia em que o discípulo deu um nó no mestre.







Não se espante com essa notícia. Não se trata de assunto bíblico. Foi apenas uma passagem curiosa nas vidas de Vanderley Luxemburgo e seu ex-assistente PC Gusmão. A Dupla fez sucesso no Cruzeiro (MG).
Ontem dia 06 de junho, os dois estiveram novamente no mineirão, só que em lados opostos. Vanderley defendendo o Atlético mineiro e PC Gusmão comandando o surpreendente Ceará. Ao que tudo indica, PC aprendeu direitinho a lição e pôs em prática um estilo ofensivo e ao mesmo tempo muito cuidadoso. No final vitória do Ceará, 1x0 gol de wasington. Vitória de PC Gusmão sobre seu ex chefe Vanderley. Por 30 segundos o ceará não termina este período de campeonato brasileiro na liderança do campeonato. Alguém acreditava? o Corinthians empatou o jogo com o botafogo no finalzinho. Não deu tempo nem bater o centro.
Ceará e corinthians terminam empatados com 17 pontos mas o time paulista com saldo de gol superior ao do ceará em apenas 1. E olha o que o destino apronta para a galera alvinegra. No retorno da copa o primeiro jogo do ceará será exatamente contra o corinthias no castelão. Pense numa lotação. É muita grana a vista para o vozão. Parabéns a torcida do vozão. parabéns ao futebol cearense. Parabéns PC Gusmão.

Lula vem ao Ceará evitar "acordo branco" para facilitar reeleição de Tasso.

Após a traumática passagem de Dilma Rousseff (PT) pelo Ceará no início da pré-campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Fortaleza na terça disposto a reforçar o discurso do PT, contrário a um "acordo branco" do governador Cid Gomes (PSB) para facilitar a reeleição do senador Tasso Jereissaiti (PSDB), informa o "Painel" da Folha on line , editado por Renata Lo Prete .
O PT não aceita a oferta de indicar o vice de Cid, deixando Eunício Oliveira (PMDB) sair sozinho ao Senado.
Os petistas reivindicam que o segundo nome na chapa ao Senado seja o do ex-ministro José Pimentel. Do contrário, já falam inclusive em pular fora.

sábado, 5 de junho de 2010

ELEIÇÃO NA CÂMARA DE SOBRAL

Com a proximidade do recesso legislativo, ampliam-se as conversas e controvérsias sobre a futura mesa da Câmara de Sobral. Hoje o PSB, partido majoritário, tem 06 vereadores e 05 são candidatos à presidente. O único que não é candidato é o Hermenegildo, pois o regimento não permite reeleição. Entre eles não há acordo. Alguns tem o apoio da base aliada, outros, esperando alguma mensagem dos céus para que possam formar uma chapa.
Vejamos a situação atual.
Em uma reunião realizada em fevereiro, Zé Vital anunciou sua candidatura. teve o apoio dos vereadores Zezão, Adauto, Paulo Vasconcelos , Paulão e João Alberto. Total 06 votos. Faltava um. até o início de junho ainda não havia aparecido o 7º voto que daria a presidência à Ze Vital.
O excesso de tempo e as muitas negativas fez com que Zé Vital recuasse temporariamente.
Surge o nome de João Alberto. depois de várias reuniões, os adeptos de Zé Vital passaram a bola para o João, que conta com 06 votos e procurará o 7º dentro de seu partido, o PSB, ou mesmo o voto de Marco Prado ou Jr. Balreira. Com mais um voto , estará selada a chapa.
O Problema é que dentro do PSB, todos são candidatos.
Itamar Ribeiro diz que conta com o apoio de Hermenegildo.
Adaldécio aguarda que os 06 ditos acima o procure para compor a chapa com ele na presidência e diz contar com o apoio de Hermenegildo.
Luciano Feijão é candadatíssimo e também diz contar com o apoio de Hermenegildo.
Como se nota , Hermenegildo apoia todos, menos alguém indicado pelo grupo dos 6. ?????
Aí fica a pergunta? Quando Hermenegildo era preterido pelo partido, não foi o G6 que o elegeu??
Mas como em política a palavra gratidão é deixada de lado, o candidato do G6 terá que procurar outra alternativa.
Outra curiosidade é a falta de solidariedade dentro do PSB. Ao contrário do chamado G6 , onde seus integrantes não criam problema na composição de uma chapa, os integrantes do PSB, não chegam à um consenso.
Fica a pergunta final. Dr. João Alberto, que andaram dizendo ser da total confiança do partido inclusive com possibilidade de ocupar através de indicação , cargo no TCM, conseguirá dentro de seu partido um único voto para sua eleição à presidência da Câmara de Sobral??
Vamos aguardar. João , está em busca dos companheiros. Este final de semana poderá ser decisivo, afinal, toda a cúpula do PSB estará reunida na Meruoca. Não faltará este assunto.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Interposto Agravo regimental contra Liminar de Marco Prado

Segundo o sistema de informações de processos do Tribunal Superior Eleitoral, o Vereador em exercício José Maria Félix, através de seu advogado , interpos Agravo Regimental em face da decisão que deferiu a liminar da ação cautelar promovida pelo Vereador Marco Prado.
O Agravo Regimental foi registrado no TSE , nesta terça , dia 1º de junho, e deverá ser apreciado em breve pela corte superior eleitoral de nosso País.
Com issso, mais uma vez nossa cidade viverá momentos de expactativa sobre o entra e sai de Vereador, pois caso o agravo seja provido, novamente a Câmara de Sobral deverá empossar o Vereador José Maria Fèlix. Caso seja confirmada a liminar, Marco Prado ficará garantido até a decisão final do mérito desse processo pelo TSE.

ENFIM, SUPLENTES VALORIZADOS.


Hoje, dia 02 de junho de 2010, posso dizer que é um dia muito significativo e especial para mim. A posse do suplente Pedro Aurélio, veio coroar de êxito, uma idéia lançada pelo PP ( Partido Progressista ), de dar oportinidade aos suplentes para que os mesmos pudessem mostrar suas idéias, suas propostas à população sobralense.
No início , parte da imprensa foi contrária. Fui bastante criticado. Mas as críticas eram em vão. As vezes motivadas por picuínhas. Não sabiam sequer porque criticar.
Assumiram os suplentes Chico Jóia, Fredim, Rogério, Dário Arruda do PP, Ramos do Pmdb, Dr. Wellington do PV, Zé Maria Félix do PSB e agora Pedro Aurélio do PDT.
Recentemente a imprensa elogiou bastante o Chico Jóia, sinal de que a idéia estava dando certo. E quando a coisa é boa , precisa ser copiada, precisa ser levada em frente. Agora , outros partidos partem para esta mesma idéia.
Tenham certeza. Só quem ganha com isso é Sobral. Serão novas caras , novas idéias, novas propostas. Cada qual na sua área, cada qual no seu Distrito, no seu bairro.
Parabéns ao amigo Pedro Aurélio pela posse e ao Paulão pela oportunidade. Na próxima segunda feira estarei retornando à Câmara e terei o prazer de fazer este registro na tribuna da Câmara.